Josi se posiciona sobre Reforma Política na Assembléia
A história política do País vive um momento importante já que a Câmara dos Deputados iniciou a votação da reforma política, após ter sido debatido durante 10 anos no Brasil e há quatro no Congresso, segundo informações da deputada Josi Nunes (PMDB). A parlamentar usou a tribuna, durante a sessão ordinária matutina desta quarta-feira, dia 4, para comentar sobre o tema. “Este não é um debate consensual e a urgência na votação dará uma resposta à sociedade. O Brasil clama por uma reforma dos políticos e por uma reforma política clara, objetiva e profunda”, frisou.
A deputada alertou que o assunto controverso precisa ser discutido com profundidade e isto envolve, além de leis ordinárias, mudança na Constituição e que não pode ser feita de um dia para o outro. Para ela, a vinda do deputado peemedebista Michel Temer ao Tocantins ajudou a elucidar algumas dúvidas. “A palestra foi muito proveitosa para nos conscientizar sobre o que está sendo discutido em Brasília”, afirmou.
Josi Nunes garantiu ainda ser contra as listas preordenadas e que o candidato assuma um mandato sem ter recebido nenhum voto. “Sou a favor da fidelidade partidária e do financiamento público de campanha. Mas também acho importante que sejam discutidos o fim da reeleição e a coincidência das eleições, duração dos mandatos, voto majoritário para eleição proporcional, redução do mandato dos senadores e extinção da lista de suplentes de senadores, pois entendo que o segundo colocado na eleição de senador é quem deve assumir o mandato”, explicou.