Assembléia homenageia jornalistas
Nesta quinta-feira, dia 6, véspera do Dia do Jornalista, a Assembléia Legislativa prestou uma homenagem aos profissionais. A comemoração teve início com um café da manhã na sala de reuniões da presidência com a presença de jornalistas e deputados. Em seguida, foi realizada uma sessão solene no plenário da Casa que contou com a palestra O jornalista no Poder Público, ministrada pelo diretor da Rádio Senado, Ivan Godoy.
Godoy explicou o funcionamento da área de Comunicação do Senado e anunciou que, no próximo ano, a Rádio Senado será implantada em todos os Estados da Federação. O diretor informou, ainda, que 39% das mensagens e dos telefonemas que o veículo recebe são do Tocantins.
A deputada e jornalista Solange Duailibe (PT) fez um pronunciamento exaltando a classe. Para mim, a imprensa não é 4º poder, mas sim o 1º, já que é responsável por fiscalizar as ações dos demais poderes, avalia. Para a petista, citando Washington Novaes, o jornalista é um deputado da sociedade. A parlamentar salientou que vai apresentar um requerimento, solicitando um assessor de imprensa para cada gabinete.
A presidente do Sindicato dos Jornalistas, Socorro Loureiro, e o secretário de Comunicação, João Neto, também usaram a tribuna e defenderam as lutas da categoria, como a regulamentação da profissão. João Neto anunciou que mais 40 emissoras de rádios devem ser implantadas este ano em vários municípios do Estado.
O evento foi finalizado com o pronunciamento do presidente da Assembléia, deputado César Halum (PFL), que comentou a importância dos profissionais da imprensa. Não têm registros de outro segmento que tenha promovido tão profundas transformações à sociedade humana, comentou, fazendo referência para a contribuição dos jornalistas nas transformações sociais.