Formar jovens socialmente responsáveis é prioridade de programa
Não só levar os jovens ao mercado de trabalho, mas também fazer com que eles atuem de forma socialmente responsável em suas comunidades. Este é o direcionamento do seminário Capacitação de Educadores do Programa Juventude Cidadã, do qual participam 266 educadores. O encontro teve início hoje, dia 4, e vai até o próximo dia 6 no Auditório Sebastião Borba da Assembléia Legislativa.
Segundo o coordenador estadual do Programa Juventude Cidadã e responsável pela organização do seminário, Geferson Oliveira Barros Filho, o objetivo é capacitar os educadores para os eixos temáticos de trabalho deste ano que são Cidadania, Esporte, Meio Ambiente e Empreendedorismo. Outro ponto do programa é traçar o perfil da juventude.
A capacitação visa levar a esses educadores e coordenadores do Programa Juventude Cidadã noções de elaboração e execução de projetos, diz Geferson. O seminário distribuirá material didático que norteará o conteúdo de trabalho dos educadores durante todo este ano.
O presidente da Casa, deputado César Halum (PFL), em seu discurso de abertura do seminário, destacou que, como hoje os deputados estaduais podem apresentar emendas individuais ao orçamento, num valor de até dois milhões de reais, foi possível, por exemplo, que alguns destinassem emendas para a construção da Casa do Estudante no Estado. A Casa do Estudante sempre foi um sonho e hoje se consolidou, emociona-se Halum.
O seminário é organizado pela Secretaria de Educação do Governo do Estado, em parceria com a Unitins, prefeituras e entidades da sociedade civil organizada. O programa atende a jovens de 16 e 17 anos, alunos de escolas da rede estadual. Um dos presentes na abertura do evento foi o secretário de Juventude do Estado, Ricardo Ayres.