Parlamentares participam de inauguração do Campus da Unitins de Paraíso
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Antonio
Andrade (PTB), participou na noite desta terça-feira, 3, da inauguração do Campus
da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) de Paraíso. A retomada do campus
no município acontece depois de 20 anos de extinção da universidade na cidade.
Antonio Andrade destinou emenda de R$ 150 mil para estruturação da primeira
etapa da implantação.
Instalado na antiga Escola Trajano Coelho Neto, o campus de Paraíso iniciou suas atividades em fevereiro, com os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Tecnólogo em Agronegócio, todos gratuitos. O primeiro vestibular, que ocorreu em janeiro, teve mais de mil candidatos inscritos e 120 aprovados.
Participaram do evento de inauguração os deputados estaduais Ricardo Ayres (PSB), Junior Geo (PROS), Olyntho Neto (PSDB), Ivan Vaqueiro (PPS), Vanda Monteiro (PSL), o deputado federal, Osires Damaso, o prefeito de Paraíso Moisés Avelino, o governador Mauro Carlesse e o vice Wanderlei Barbosa, o reitor da Unitins, Augusto Rezende, a vice- reitora da instituição, Darlene Teixeira, e ainda o presidente da Câmara Municipal, Paulo Sérgio Diniz, vereadores, secretários estaduais e municipais, acadêmicos, professores universitários, prefeitos da região, população e líderes políticos.
Para Antonio Andrade, o retorno da Unitins a Paraíso representa um sonho realizado de toda a região, que lutava pela instalação da faculdade no município. “A Unitins vai ampliar a oportunidade de acesso ao ensino superior gratuito na região do Vale do Araguaia, além de promover o desenvolvimento local por meio da educação”, afirmou. O parlamentar parabenizou a comissão técnica da Unitins pelo empenho no processo de implantação e destacou a emenda parlamentar de sua autoria de R$ 150 mil para a universidade.
Ricardo Ayres enfatizou que o retorno do campus em Paraíso representa uma vitória da população, que não se conformou com a extinção da faculdade. “A instalação da Unitins em Paraíso é uma solicitação antiga dos moradores. São 20 anos sem a Unitins, o que deixou a população carente de ensino superior público e gratuito; por isso esse dia vai ficar marcado como uma data histórica para toda a classe acadêmica, que lutou para que essa injustiça fosse corrigida. Com a Unitins muitas pessoas terão a oportunidade de fazer uma graduação e dar a sua contribuição a esse Estado,” ressaltou o deputado.
Na solenidade, o reitor Augusto Rezende explicou que o campus de Paraíso estava incluído no projeto de expansão da Unitins e no plano do governo Carlesse e foi feito com planejamento, com uma comissão formada em 2018. “Essa equipe fez um estudo de viabilidade e condições para a implantação da unidade, ofertando os cursos solicitados pela própria população. Com o esforço dessa equipe conseguimos fazer a estruturação prevista na primeira etapa e dentro do planejamento de orçamento e do plano de governo, que nos deu todo apoio, e das emendas parlamentares, de modo que conseguimos cumprir com o prazo e realizar o primeiro vestibular; mas nossa intenção é aumentar as vagas, ofertar novos cursos para ampliar as oportunidade nos próximos anos”.
Duplicação TO-080
Durante o evento de inauguração, o governador Mauro Carlesse anunciou uma novidade para a população que prestigiou a conquista para o público acadêmico, a duplicação da rodovia TO – 080, que liga Palmas a Paraíso. Ele garantiu que a licitação para a obra de duplicação do trecho de 63 km, deve ser realizada até o final deste mês de março e explicou que apesar da obra não constar no seu plano de Governo, será executada dentro das medidas de economia adotada pela sua gestão.