Deputado celebra instalação da Unitins em Paraíso e requer campus em Colinas

Por Thalia Batista / Helton Gonzaga
05/03/2020 16h19 - Publicado há 4 anos
Ricardo Ayres é autor da proposta
Ricardo Ayres é autor da proposta
Clayton Cristus / HD

 O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) usou da tribuna dessa quarta-feira, 04, para celebrar a instalação do campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) no município de Paraíso do Tocantins, que teve sua sessão de inauguração do campus na noite da última terça-feira, 03, contando com a presença do deputado. Na oportunidade, o parlamentar também apresentou um requerimento solicitando a instalação de um campus da Unitins em Colinas do Tocantins, bem como uma audiência pública na Comissão de Educação da Casa, para debater o assunto. 

Em sua fala na tribuna, o deputado saudou os esforços coletivos da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado, pela ampliação e fortalecimento da Unitins, como na aprovação da Proposta de Emenda  à Constituição (PEC), proposta por ele, que garantiu que a universidade seja pública gratuita e com autonomia financeira e orçamentária. 

Ayres ainda lembrou que foi também na Casa de Leis, que foi debatida e aprovada a ampliação da universidade, fruto de uma emenda do parlamentar que solicitou a criação dos campus de Formoso do Araguaia, Guaraí, Taguatinga e o campus de Paraíso, que agora é inaugurado, que ainda contou com audiência pública para debater o assunto, proposta por ele, bem como a destinação de emenda parlamentar para o novo campus. “Me sinto parte dessa luta e dessa trajetória, como estudante, como profissional do direito egresso da Unitins e sobretudo como deputado estadual, fortalecendo essa que é a principal ferramenta que temos para o desenvolvimento, a educação”, pontuou. 

O novo campus da Unitins em Paraíso selecionou através do primeiro vestibular 120 estudantes divididos em três cursos: Ciências Contábeis, Direito e Tecnólogo em Agronegócio. Ricardo Ayres também destacou a importância da instalação da universidade no município, que para ele, além de contribuir com a formação dos tocantinenses, também contribuirá com a sua cidade e todo o Vale do Araguaia. “Ter uma universidade na cidade movimenta a economia, traz produção científica e tecnológica, contribuindo com o desenvolvimento de todo o Estado”, argumentou. 

Campus em Colinas

Na oportunidade, Ricardo Ayres ainda apresentou dois requerimentos, um solicitando a instalação do campus da Unitins em Colinas do Tocantins, e o segundo solicitando uma audiência pública afim de debater essa instalação. O parlamentar defendeu que Colinas é uma das grandes cidades do Estado, possui mais de 35 mil habitantes, e não dispõe de uma instituição de ensino superior pública e gratuita.  “Da mesma forma que fizemos o esforço para a Unitins se interiorizar, precisamos reunir esforços para a instalação de um campus em Colinas, que é uma das grandes cidades do estado e não pode ficar sem acesso à uma universidade pública” reforçou Ayres. 

A cidade Colinas já teve campus da Unitins entre 1993 à 1999, campus esse que foi desativado com a federalização da universidade no fim da década de 90. Ayres defendeu que existe um grande vazio no que diz respeito a oferta de ensino superior, público e gratuito, na região de Colinas do Tocantins, sendo de fundamental importância a instalação de um campus da Unitins na cidade para que possa suprir essa demanda latente e tão sonhada pelos moradores da região. “É preciso entender que a Universidade Federal do Tocantins – UFT se faz presente nos municípios de Arraias, Gurupi, Porto Nacional, Palmas e Miracema; a Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT estará presente nos municípios de Araguaína, Tocantinópolis, Guaraí e Xambioa e a Universidade Estadual do Tocantins – Unitins está presente nos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e ontem inaugurado o campus de Paraíso do Tocantins. Ficando claro o vazio supracitado e a necessidade de uma universidade pública na região’, concluiu.