Investco é convidada a prestar esclarecimento à Assembléia

Por Diretoria de Área de Comunicação Social
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Deputada Solange Duailibe
O primeiro requerimento aprovado na ordem do dia de hoje, dia 28, é de autoria da deputada Solange Duailibe (PT) e solicita a vinda do gerente regional da Investco, Adélcio Santiago Pereira, à Assembléia Legislativa. Ele deve prestar esclarecimentos sobre o não-cumprimento de ações que amenizem os prejuízos ambientais e socioeconômicos causados pela construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães. Uma das preocupações de Solange é que, devido ao grande potencial hidrográfico do Tocantins, a instalação de outras usinas pode trazer os mesmos danos. “Não podemos deixar impunes essas medidas de reparos ambientais. Já são previstos os mesmos prejuízos em instalações de outras hidrelétricas”, justifica. O companheiro petista da parlamentar, deputado José Santana, também discutiu a matéria e comentou a importância social da causa. “O esclarecimento sobre as ações vai nos ajudar a mostrar à sociedade civil as reais responsabilidades da empresa”, comenta Santana, acrescentando que os danos ainda podem ser reparados parcialmente. Investco Após a aprovação do requerimento, a Investo distribuiu, na Assembléia, uma nota oficial informando que está à disposição da Casa para prestar qualquer esclarecimento. Ainda de acordo com a nota, a empresa reafirma “seu compromisso com os Programas Básicos Ambientais aos quais se obrigou a cumprir”. Outros benefícios Os deputados aprovaram mais 44 matérias, nesta manhã, que solicitam benefícios como a extensão de iluminação pública, de concessão de bolsas universitárias, de recuperação de estradas vicinais, dentre outros. Também foi pedida a construção de ginásios de esportes, de matadouros, escolas e de campos de futebol. Os autores das reivindicações são Josi Nunes (PMDB), Fabion Gomes (PL), Fábio Martins (PDT), Palmeri Bezerra (PMDB), Angelo Agnolin (PFL), Júnior Coimbra (PMDB), Iderval Silva (PMDB), Toinho Andrade (PFL) e Sargento Aragão (PPS). Já alguns dos municípios que serão beneficiados são Arraias, Santa Rosa, São Salvador, Formoso do Araguaia, Cristalândia, Aguiarnópolis, Araguaína, Dois Irmãos e Pium. Expediente Um projeto de lei do deputado Palmeri Bezerra foi apresentado, durante o expediente da sessão ordinária de hoje, e denomina o trecho da TO-010 que liga Palmeirante a Filadélfia de “Raimundo Lima da Silva”. O homenageado é mais conhecido como “Sansão” e foi vereador e prefeito de Palmeirante.