Fabion remaneja R$ 300 mil para a saúde de Augustinópolis e São Bento

Por Dirceu Leno / Ascom FG
03/04/2020 20h55 - Publicado há 4 anos
Dicom AL / HD

Diante da necessidade de remanejamento da destinação de emendas parlamentares, o deputado estadual Fabion Gomes remanejou, nesta sexta-feira, 3, mais R$ 300 mil reais para projetos e aplicações em ações de combate ao coronavírus (Covid-19). Serão R$ 150 mil para o Hospital Regional de Augustinópolis e R$ 150 mil para a cidade de São Bento do Tocantins. Com o novo remanejamento, o valor total em emendas destinadas pelo parlamentar, totaliza R$ 1.420.000,00 reais.

A decisão do deputado é colaborar com as ações públicas de combate à pandemia. Inicialmente, Fabion consultou o prefeito Carlos Alberto e, em comum acordo propuseram o remanejamento da emenda que seria destinada para a temporada de praia de Carrasco Bonito, para o Hospital Regional de Augustinópolis.

“Decidimos dedicar a verba que seria usada na temporada de veraneio de Carrasco Bonito para o Hospital Regional de Augustinópolis, porque é um hospital de referência e que recebe pacientes das outras cidades, inclusive da nossa. Então, o sistema de saúde precisa estar preparado. Tenho certeza de que o recurso realmente será aplicado em benefício de saúde pública da população”, explicou o prefeito Carlos Alberto.

Reforçar e equipar a saúde

O objetivo do deputado é reforçar o combate à pandemia do coronavírus no Tocantins. Com o remanejamento das emendas, os municípios poderão comprar respiradores mecânicos, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), álcool em gel, testes rápidos, insumos hospitalares, dentre outros.

“Apesar de ainda não ter notificado nenhum caso da doença no Bico do Papagaio, região a qual represento, sabemos que devemos reforçar a estrutura dos hospitais porque o vírus se propaga de uma maneira muito rápida e, caso a doença se alastre, não teremos leitos de UTIs com respiradores suficientes para atender pacientes com complicações causadas pela Covid-19. Portanto, nossa iniciativa é equipar os hospitais para que a população seja bem atendida”, ressaltou Fabion.

Ele aproveitou para agradecer aos prefeitos e líderes das cidades a autorização das mudanças. “O importante neste momento é mantermos a população nas suas casas como o Ministério da Saúde e o Governo do Tocantins vem pedindo. Precisamos achatar a curva de crescimento do coronavírus para não sobrecarregarmos os leitos dos hospitais. Isso é o que todo o mundo vem tentando fazer para desacelerar o crescimento dessa epidemia, que só tem crescido no Brasil e que ainda está longe de acabar”, finalizou Gomes.

Confira o valor por município:

Tocantinópolis - R$ 600.000,00 mil;

Augustinópolis - R$ 150.000,00 mil;

Luzinópolis - R$ 150.000,00 mil;

Nazaré - R$ 150.000,00 mil;

Santa Terezinha do TO - R$ 120.000,00 mil;

São Bento do Tocantins - R$ 150.000,00 mil;

Aguiarnópolis - R$ 100.000,00 mil.