Gerente da Investco deve prestar esclarecimentos na Assembléia
O gerente regional da Investco, Adélcio Santiago Pereira, pode vir à Assembléia Legislativa prestar esclarecimentos sobre o descumprimento dos danos ambientais e socioeconômicos relativos à construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães. A urgência de um requerimento neste sentido foi aprovada em plenário, nesta manhã do dia 23. A matéria é de autoria da deputada Solange Duailibe (PT) e deve ser votada ainda hoje, durante a sessão ordinária vespertina.
A preocupação da parlamentar é que os impactos ambientais, provocados pela implantação e pela operação da usina, atinjam cada vez mais municípios. Temos que exigir que a Investco minimize o ônus imposto por eles à população das cidades que margeiam a UHE-Lajeado. O compromisso da execução integral dos Projetos Básicos Ambientais para sanar esses impactos não está sendo cumprido, enfatiza.
Solange Duailibe garante que as pessoas atingidas clamam pelo resgate desses prejuízos antes da revogação da Licença de Operação, prevista para acontecer até o final deste mês. Na última terça-feira, dia 21, a deputada apresentou um requerimento, pedindo a suspensão temporária do processo de revalidação da licença de operação da usina.