Após solicitação de deputado, Governo retorno estudantes de Medicina no Paraguai

Por Elpidio Lopes
15/04/2020 04h59 - Publicado há 4 anos
Elenil é o autor da proposta
Elenil é o autor da proposta
Dicom/Aleto / HD

O deputado Elenil da Penha (MDB) encaminhou ao governador Mauro Carlesse (DEM) na segunda-feira, dia 13, ofício pedindo providências para repatriar estudantes brasileiros que cirsam Medicina no Paraguai, prejudicados pelas restrições em função da pandemia do novo coronavírus.

Em resposta ao parlamentar, o Governo assegurou nesta terça-feira, 14, por meio de ofício da Casa Civil, que medidas estão sendo tomadas junto ao Consulado do Brasil em terras paraguaias, para realizar o traslado dos acadêmicos.

“Senhor governador, encaminho este ofício para solicitar de Vossa Excelência que adote medidas junto ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) para assegurar a repatriação de um grupo de estudantes do Tocantins que está no Paraguai”, escreveu Elenil no pedido ao governador.

O deputado comentou o assunto na Assembleia Legislativa durante sessão realizada nesta terça-feira, 14. Elenil disse também que encaminhou relato aos estudantes no país vinho, avisando que as providências já estão sendo tomadas pelo Executivo.

A solicitação de Elenil afirma que pelo menos 45 universitários de oito municípios tocantinenses (Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Araguatins, Filadélfia, São Salvador, Santa Rosa e Goianorte) cursam Medicina na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero e aguardam para retornar ao Tocantins. 

Ainda relatado pelo deputado, os acadêmicos afirmam que, apesar da fronteira estar fechada, é possível deixar o Paraguai, contudo, com a desvalorização do real frente ao guarani, moeda daquele país, a situação financeira deles é delicada, o que dificulta o regresso para o Brasil. Uma das soluções apontadas é a disponibilização de um ônibus para transportar os estudantes de volta para casa.

O Governo do Tocantins destaca que trata a situação em regime de urgência, e lembra que os estudantes deverão ficar em quarentena mediante orientação do Ministério da Saúde, em função da Covid-19.

Depois dos procedimentos do Governo Federal, o Governo do Estado promete viabilizar o trânsito de todos até o encontro com suas famílias no Tocantins, medida avaliada por Elenil como humanitária.