Claudia Lelis questiona testagem da população com sintomas do Covid 19 no Tocantins

Por Fátima Miranda
07/05/2020 07h01 - Publicado há 3 anos
Covid 19
Covid 19
Jô - Assembleia / HD

Atendendo ao pedido de requerimento da deputada estadual, Cláudia Lélis( PV) , o secretário estadual de saúde , Edgar Tolini, participou nesta terça-feira, 05, da reunião da comissão de saúde da Assembleia Legislativa, onde respondeu aos questionamentos dos parlamentares sobre o plano de contigenciamento do Estado sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A parlamentar pevista questionou o gestor estadual sobre a quantidade de testes que estão sendo realizados no Estado e também sobre o possível pico da doença e como o Estado está se preparando. “ Temos recebido muitas perguntas da população sobre os testes rápidos e sobre como a população pode ter acesso a esse teste e precisamos como parlamentares ter uma resposta para a população”, reforçou Lelis. 

De acordo com o secretário Edgar Tolini o critério para testagem do paciente que procura atendimento médico é exclusivamente do médico e que todos os municípios tocantinenses receberam testes e que a prioridade é para profissionais da saúde e para pacientes com sintomas graves. 

Com relação ao pico da doença no Estado, o secretário preferiu não fazer uma projeção oficial, mas adiantou que a previsão é de que até o final de junho o Estado tenha 1500 casos, “ se o ritmo de propagação da doença se mantiver como está hoje um número de 1500 casos até final de junho, mas se isso acontecer, a rede pública dará conta de atender a todos”, assegurou o secretário. 

Claudia Lelis também questionou o secretário sobre a flexibilização da quarentena em municípios tocantinenses, e segundo o secretário foi enfático em recomendar que as cidades tocantinenses reforcem o isolamento social seletivo, usem máscaras e evitem sair de casa. “ É a única maneira de evitarmos a contaminação”, reforçou. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS