SSP garante apoio à CPI
O secretário de Segurança Pública do Estado, Herbert Brito Barros, afirmou esta manhã, dia 20, não ter dúvidas de que a Secretaria vai envidar esforços para contribuir para que a parceria com a CPI possa envolver os três Poderes. Esta é uma cruzada que interessa a toda a sociedade do Tocantins, disse Brito Barros, quando visitado pelo presidente e pelo relator da CPI do Narcotráfico, deputados José Santana (PT) e Sargento Aragão (PPS), respectivamente.
Informações como os locais onde já foram apreendidas drogas e as pessoas envolvidas serão levantadas por meio de dados já existentes e em delegacias especializadas, segundo o secretário. A SSP coordena os trabalhos da Polícia Civil no combate ao crime. Então, ela tem muitas informações relativas às investigações de tráfico de entorpecentes, acrescenta Santana.
A primeira fase dos trabalhos, já em andamento, visa à formação de parcerias e ao levantamento de informações rotas do tráfico e documentos, por exemplo. Ouvir testemunhas é etapa posterior, explica o presidente da comissão. A CPI não é política. A CPI vai trabalhar em cima de fatos, enfatiza Aragão.
Na próxima semana devem ter início visitas a algumas cidades do interior do Estado, como parte das investigações. A CPI tem um prazo de 120 dias a partir da data de sua instalação para a conclusão dos trabalhos, prorrogáveis por mais 60 dias.
Agenda de visitas da comissão para a tarde desta segunda-feira, dia 20:
14 horas
· Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar
Comandante-Geral da PM-TO coronel Raimundo Bonfim Coelho
15 horas
· Departamento de Polícia Federal/ Superintendência Regional do Tocantins
Superintendente Neide Alves Alvarenga
16 horas
· Procuradoria-Geral de Justiça
Procurador-Geral de Justiça José Demóstenes de Abreu