Jorge Frederico cobra instalação do Hospital de Campanha em Araguaína

Por Weslene Rocha
14/05/2020 11h31 - Publicado há 3 anos
O deputado participou do debate promovido pela Comissão da Saúde junto a outros parlamentares
O deputado participou do debate promovido pela Comissão da Saúde junto a outros parlamentares
André Araújo / HD

Durante a sessão extraordinária desta terça-feira, 05, o deputado Jorge Frederico debateu junto ao Secretário de Saúde do Estado do Tocantins, Edgar Tolini, as medidas adotadas pelo Governo para o combate a Covid-19, no município de Araguaína e região. 

Jorge iniciou sua participação questionando sobre o andamento da implantação do hospital de campanha de Araguaína, além disponibilização dos leitos adaptados para pacientes em estado grave.

O deputado foi enfático na sua preocupação com a capital econômica do estado , “Eu estou ocupando a cadeira legislativa pelo quinto mandato, e isso me traz um bairrismo por quem tem me colocado aqui, e eu quero ver pontualmente a situação de Araguaína, pela problemática que a cidade enfrenta atualmente”, questionou Jorge Frederico.

O Secretário respondeu que a Secretaria de Saúde já está mapeando os locais onde possa instalar o hospital de campanha da cidade e que agora está na fase angariar recursos, “Eu preciso de quatro milhões e setecentos mil reais para colocar 50 leitos para funcionar. É muito recurso. Se contratualizar no mínimo seis meses, estamos falando de 26 milhões. Então no momento, é buscar esse dinheiro do governo federal, e entender a situação”, disse ele.

Jorge Frederico também questionou sobre a disponibilização dos leitos adaptados pelo Hospital Dom Orione, fruto da parceria entre o Estado e a iniciativa privada, se já estão aptos para receber pacientes em estado grave com a doença, e Tolini foi positivo, “A habilitação está saindo rápido e vai sair com data retroativa, o hospital já presta serviços para rede pública estadual, estão só formatando profissionais”, afirmou o secretário, enfatizando que o hospital já está adaptando sua equipe para receber esses pacientes.

Araguaína atualmente é a cidade com o maior número de casos no estado, com um total de 117 casos positivos. A atenção é necessária, uma vez que a cidade é polo para o atendimento de toda a região norte do Tocantins. São milhares de tocantinenses, de cidades como Babaçulândia, Wanderlândia, Carmolândia, Darcinópolis, Nazaré e de várias outras que dependem do atendimento no município.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS