Olyntho destaca produção de tilápia em tanques-redes na Agrotins

Por Bianca Marinelli /ASCOM ON
26/05/2020 12h20 - Publicado há 3 anos
Covid-19
Covid-19
ASCOM/Olyntho / HD

A produção da tilápia em tanques- redes no Tocantins começou a expandir a partir da iniciativa do deputado Olyntho (PSDB), defendendo  incentivos para o produtor, criando a Lei Complementar nº 124,  que dispensa a licença ambiental e outorga d'água, e também a emenda que propôs à Medida Provisória, concedendo a isenção de Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), para pescado e alevinos até 2024.

Olyntho destaca a importância de divulgar esses resultados durante a programação da Agrotins 2020 100% Digital. “Com os incentivos gerados através da Lei em 2019, a produção de tilápia teve um avanço significativo. Os dados nos mostraram os índices positivos para a criação da tilápia, considerando as condições climáticas, zootécnicas e econômicas no Estado”, ressalta.

Os trabalhos tiveram início, em 2019, no Parque Aquícola localizado no lago Luís Eduardo Magalhães no município de Brejinho de Nazaré, e foram finalizados em março de 2020.

Segundo informações da Embrapa, os dados apontaram índices da produção da lucratividade da criação da espécie que  ficou entre  30 a 37% de acordo com o valor de venda.  Os dados apontam resultados superiores a outros lugares do Brasil, indicando a possibilidade de criação dessa atividade produtiva no Tocantins, além do clima favorável da água do lago, 28C° e a máxima próximo de 32C°, excelentes condições de qualidade da água para a criação da tilápia.

“Em meio a tamanha crise, o agronegócio continua produzindo, gerando emprego e expectativa de vida melhor para a população”, reforça Olyntho. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS