Assembléia aprova Programa de Controle ao Tabagismo
Os parlamentares aprovaram na sessão ordinária desta manhã, dia 16, um requerimento da deputada Josi Nunes (PMDB) que solicita a implantação do Programa Estadual de Controle ao Tabagismo no Tocantins. A intenção de Josi é diminuir os altos índices de fumantes e os males causados pelo cigarro. O tabagismo é considerado uma doença muito grave, comenta.
Executado pela Secretaria de Saúde, em parceria com Ministério da Saúde, o programa conta com um resultado muito positivo em outros Estados da Federação, informa a autora da matéria. Segundo a deputada, cerca de 20% da população adulta brasileira são fumantes crônicos e começam os primeiros tragos com menos de 19 anos de idade.
A preocupação de Josi Nunes é que doenças como acidente vascular cerebral, aneurisma, bronquite, enfisema pulmonar, infarto, além de vários tipos de câncer são associadas ao cigarro, porém, a decisão de parar de fumar deve partir do paciente. Não adianta o tratamento se o paciente não tomar a iniciativa e seguir o tratamento até o final.
O Programa Estadual de Controle ao Tabagismo deve envolver profissionais de todos os níveis da saúde. Os fumantes precisam receber, por exemplo, apoio psicológico e de um médico pneumologista para aprender a lidar com a síndrome da abstinência da nicotina.