Deputado Jair Farias é contra reajuste nas tarifas da Energisa Tocantins concedido pela Aneel durant

Por Marcia Alves
07/07/2020 09h36 - Publicado há 3 anos
Jair Farias é contra aumento nas tarifas de energia elétrica
Jair Farias é contra aumento nas tarifas de energia elétrica
Arquivo / HD

“Me posiciono contra um reajuste nas contas de energia elétrica, em um momento crítico como esse, tanto para a população como para os empresários que estão lutando para manter suas empresas de portas abertas”, foi o declarou o deputado estadual Jair Farias (MDB), ao tomar conhecimento do reajuste nas tarifas de energia elétrica, concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) à Energisa Tocantins. 

A Aneel aprovou um reajuste médio de 7,17% nas tarifas da Energisa. Para consumidores conectados à alta tensão, o aumento será de 1,79%, e para a baixa tensão, a alta será de 8,54%. O aumento diz respeito à quinta revisão tarifária periódica da distribuidora, processo realizado de quatro em quatro anos que visa manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão.

As novas tarifas passariam a vigorar já a partir deste sábado, dia 4 de julho. Mas no entendimento do parlamentar, o reajuste não deveria ser aplicado durante o período de calamidade pública, conforme Decreto Legislativo de 18 de maio de 2020. “Precisamos adotar medidas que diminuam os impactos negativos causados pela pandemia aos consumidores tocantinenses, entendo que a concessionária de energia possa rever ou adiar esse reajuste, que diante da atual situação econômica dos consumidores pode até gerar uma maior inadimplência”, ponderou. A Energisa Tocantins atende a 604 mil unidades consumidoras em 139 municípios do Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS