Ao lado de prefeitos do Bico do Papagaio, Jair Farias faz entrega de UTI Móvel

21/07/2020 19h16 - Publicado há 3 anos
Em momento inédito, deputado Jair entrega UTIMóvel, em Augustinópolis
Divulgação / HD

Um dia histórico para a saúde dos municípios do Bico do Papagaio. Na manhã desta sexta-feira, dia 17, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAU) recebeu a UTI Móvel, comprada com emenda parlamentar do deputado estadual Jair Farias (MDB). A entrega foi feita pelo próprio deputado que estava acompanhado do prefeito de Sítio Novo, Alexandre Farias (MDB), responsável pela doação da unidade móvel. Também prestigiaram a cerimônia o prefeito de Augustinópolis, Júlio Oliveira, bem como os prefeitos de Axixá, Araguatins, Itaguatins, São Miguel e Praia Norte.

Esta é a primeira vez que Augustinópolis terá uma UTI Móvel própria. Até então as transferências de pacientes do HRAU eram feitas com UTIs deslocadas de outros municípios. Com essa aquisição, 24 cidades da região do Bico do Papagaio serão beneficiadas.

O equipamento, que conta com uma estrutura completa de Unidade de Terapia Intensiva, custou R$ 242 mil. Por questões burocráticas, a emenda parlamentar foi destinada à Prefeitura Municipal de Sítio Novo. Com a liberação do recurso o governo do Estado fez a compra do equipamento, que através da assinatura de um termo de doação, por parte da Prefeitura de Sítio Novo, foi cedida ao HRAU, devidamente emplacada e segurada.

O deputado Jair Farias declarou que estava muito feliz em fazer a entrega da UTI Móvel. “Este é um momento histórico e que marca uma nova era no atendimento médico de urgência para os moradores do Bico do Papagaio, pois com essa UTI Móvel, e com uma equipe médica qualificada que irá trabalhar nela, muitas vidas serão salvas”, destacou o deputado Jair Farias.

O prefeito de Sítio Novo também não escondeu a satisfação em fazer parte dessa importante conquista. “Essa UTI Móvel será fundamental para quem precisa de atendimento médico de urgência, é um sonho da população que torna-se realidade, só temos a agradecer ao deputado Jair Farias pelo seu comprometimento com a saúde ao destinar a emenda para que hoje possamos fazer a doação dessa unidade móvel ao Hospital Regional de Augustinópolis”, manifestou-se Alexandre Farias.

Para o prefeito de Augustinópolis, a doação representa um grande avanço no processo de translado de pacientes e que irá salvar mais vidas. “Vai agilizar muito nosso atendimento. Por várias vezes precisamos transferir paciente grave e não tinha ambulância com estrutura desse porte. Quero agradecer ao prefeito Alexandre Farias que de pronto atendeu ao pedido do deputado Jair Farias para atender a nossa necessidade”, considerou Júlio Oliveira.

Conforme Jair Farias, para entrar em funcionamento, falta apenas a contratação dos profissionais, pela Secretaria de Estado da Saúde, que irão atuar no atendimento da UTI Móvel, como médicos, enfermeiros e motoristas.

R$ 1 milhão em Emenda Individual

Jair Farias lembrou que nesses primeiros dois anos de mandato já destinou R$ 1 milhão em emenda individual para o Hospital Regional de Augustinópolis. “Foram R$ 500 mil no nosso primeiro ano de mandato, que já foram pagos, sendo R$ 250 mil para aquisição da UTI Móvel e R$ 250 mil para as cirurgias eletivas. Este ano destinamos mais R$ 500 mil para a compra de respiradores, que já estão empenhados na Secretaria de Estado da Saúde”, observou.

R$ 2 milhões em Emenda de Remanejamento

“Além disso, fizemos uma emenda de remanejamento de R$ 2 milhões, para o HRAU que está prevista no orçamento deste ano, são recursos aprovados pela Comissão Mista do Orçamento, de forma que nós estamos priorizando a saúde da nossa população”, afirmou.

Mais R$ 500 mil

Nesta próxima segunda-feira estarei indo à Brasília tratar de um pedido ao senador Eduardo Gomes de recursos na ordem de R$ 500 mil para comprar um aparelho de Raio-X novo para o HRAU. “O senador já nos garantiu que vai trazer esse recurso”, ressaltou Jair Farias.

Missão

O deputado Jair Farias referiu-se ao seu mandato como uma missão, dada por Deus e pela população. “Deus e o povo me deram essa missão, eu enquanto deputado quero poder tornar realidade esses sonhos, mostrar que é possível trazer uma UTI Móvel para Augustinópolis; que é possível implantar 10 leitos de UTIs, que foi nossa primeira pauta como deputado estadual na Assembleia Legislativa; que é possível credenciar mais UTIs, na cidade de Imperatriz para atender ao Bico do Papagaio. Tudo isso é possível se tivermos união, desprendimento, companheirismo e vontade política para fazer as coisas acontecerem, de forma que agradeço muito a Deus por esta oportunidade”, finalizou Jair Farias.