Sidnei solicita encampação de faculdades pela UET
O deputado Paulo Sidnei (PPS) apresentou hoje, dia 9, à Mesa Diretora da Assembléia um requerimento que solicita que, no ato da criação da Universidade Estadual do Tocantins (UET), as Faculdades de Guaraí e de Colinas sejam encampadas pela instituição. Em seguida, o parlamentar usou a tribuna para comentar a matéria e justificou que a intenção é fazer justiça aos estudantes dessas faculdades que faziam parte do campus da Unitins e não foram incluídas na Universidade Federal do Tocantins.
O fato de os campi terem sido desativados ocasionou prejuízos não só à educação como à economia local, segundo o deputado Paulo Sidnei. Para não fechar, as faculdades que abrigam cerca de mil alunos cada passaram a cobrar mensalidades que variam entre R$ 300 e R$ 600. Os estudantes carentes são, certamente, os mais prejudicados com o peso da taxa no orçamento familiar.
Sidnei acredita que é obrigação do Poder Público abrir universidades gratuitas. Ele informou que, em países como o Canadá e a França, cerca de 80% dos jovens com idade entre 18 e 25 anos estudam em universidades públicas, enquanto que, no Brasil, são apenas 8%. O índice é ainda menor no nosso Estado, onde não chega nem a 8%. Mas esta disparidade deve diminuir com a criação da Universidade Estadual do Tocantins. Parabenizo o governador Marcelo Miranda (PMDB) que entendeu a necessidade de ampliar as oportunidades educacionais aos tocantinenses, comenta.