Assembléia realiza sessão especial à mulher
Desde 1910, o dia 8 de março é marcado por debates e discussões sobre o papel feminino na sociedade, por ter sido instituído oficialmente como o Dia Internacional da Mulher. Para comemorar a data, a Assembléia Legislativa realizou, nesta manhã, uma sessão especial.
As homenagens foram iniciadas com a apresentação do coral da Assembléia Legislativa que interpretou a música Mulher Rendeira. Em seguida, o consultor Omar Henneman ministrou a palestra Dias Melhores, quando falou do valor imprescindível da mulher e parabenizou em especial a servidora do Legislativo Maria Terezinha da Silva Souza.
Omar destacou a luta de Dona Terezinha, como é conhecida pelos colegas, que também é professora e em 2002 fundou a Escola Raios de Sol com apenas quatro alunos. Este ano foram matriculados 180 estudantes. Isto é um belo exemplo de vitória, comentou.
A artista e secretária de Cultura de Porto Nacional, Lucinha Quilombo, interpretou textos de autoria de Clarissa Píncola e de Fernanda Montenegro que enaltecem a mulher. Já a cantora Jô Novaes emocionou os presentes ao interpretar a música Nossa Senhora.
Em seu pronunciamento, o presidente da Casa, deputado César Halum (PFL), lamentou as desigualdades pelas quais as mulheres ainda são submetidas e citou a urgência de ações em prol da classe. Mais do que flores a data requer um compromisso com a construção de novos valores para uma melhor convivência humana. As deputadas Josi Nunes (PMDB) e Solange Duailibe (PT) usaram a tribuna para frisar o lado guerreiro da mulher e seu papel no Poder.
A solenidade contou com a presença de autoridades femininas do Estado, representantes de várias entidades sociais, esposas de deputados, além de servidoras públicas. No encerramento, foram distribuídas lembranças ao som de integrantes da Guarda Metropolitana de Palmas.