Jorge Frederico solicita título de cidadão tocantinense a especialista em saúde do idoso

Por Weslene Rocha
29/09/2020 15h29 - Publicado há 3 anos
O deputado lembrou da contribuição de Dr. Sinésio Neto para o nosso estado.
O deputado lembrou da contribuição de Dr. Sinésio Neto para o nosso estado.
Silvio Santos / HD

O deputado Jorge Frederico (MDB) apresentou na manhã desta terça-feira, 29, Projeto de Lei que concede título de cidadão tocantinense ao Dr. Luis Sinésio Silva Neto.

Dr. Sinésio Neto, é natural de Campo Grande - MS. Mudou-se para o Tocantins no ano de 2003 juntamente com sua família. É casado, e pai de dois filhos: Tarcila e Benjamim. Com uma vasta experiência nas áreas de saúde e educação, cursou a graduação de educação física, mestrado em Gerontologia, na Universidade Católica de Brasília, e doutorado em Ciência, Tecnologias e Saúde pela Universidade de Brasília, UnB. 

Atualmente é professor Adjunto do curso de Medicina na Universidade Federal do Tocantins - UFT, onde coordena as disciplinas de Saúde do Idoso, Nutrologia e participa da Comissão de TCC. É professor efetivo do Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde, colaborador do Mestrado em Educação e da Pós Graduação em Gerontologia da UFT. 

É membro dos grupos de pesquisa: Determinantes do Envelhecimento Humano e Progero. Presidente da Associação Brasileira de Alzheimer - Seccional Tocantins Abraz - TO. É também vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa - CEDI. Autor de artigos científicos e livros na área da gerontologia. Atua nas áreas de pesquisas: Alterações de composição corporal e envelhecimento, Sarcopenia, Obesidade Sarcopênica, Qualidade de Vida, Avaliação funcional no idoso, Envelhecimento e Gerontologia. Coordena e é docente do programa "Universidade da Maturidade - UMA" na Universidade Federal do Tocantins -UFT. 

A UMA é uma proposta pedagógica voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, e visa a integração dos mesmos com os alunos de graduação, identificando o papel e a responsabilidade da Universidade em relação às pessoas de terceira idade. Afinal, a Universidade está adequada e capacitada para responder às necessidades específicas de pessoas acima de 45 anos (atividades físicas, culturais e sociais). Este programa é uma alternativa para as pessoas adultas que a sociedade brasileira exclui, numa fase da vida em que detém experiência acumulada e sabedoria. A UMA atualmente desenvolve um trabalho fantástico nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Dianópolis e Araguaína.

O deputado lembrou da contribuição de Dr. Sinésio Neto para o nosso estado. "Com muito acolhimento, humanidade, autonomia, conhecimento científico, sensibilidade e brilhantismo com a formação da sociedade tocantinense, em especial da pessoa idosa. Ele nos mostra que a vida não combina com inatividade e assim segue sua luta na quebra de tabus, trazendo informação, qualidade de vida e autonomia à vida dos idosos por meio da UMA", afirmou Jorge Frederico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS