Projeto de Vanda Monteiro prevê licença para servidor realizar doação de medula

O projeto de lei de
autoria da deputada estadual Vanda Monteiro (PSL) apresentado durante a sessão
desta terça-feira, 29, dispõe sobre a criação da licença para dação de medula
óssea no âmbito do serviço público estadual.
Se aprovado o projeto, o Governo do Tocantins fica autorizado a implantar a dispensa do servidor público, com abono de três dias, para aqueles comprovarem o processo para doação do tecido.
“É preciso estimular a doação de medula óssea no Tocantins. Com essa dispensa regulamentada, os servidores estarão assegurados de seguir todos os trâmites para doar a medula. Vamos incentivar também que mais pessoas façam parte do Registro Nacional”.
Mais informações
Brasil possui terceiro maior banco de doadores de Medula Óssea do mundo.
Quem pode ser doador? Os candidatos a doação de medula óssea devem ser pessoas entre 18 e 55 anos de idade e possuírem boa saúde, ou seja, não podem possuir doença infecciosa, doenças neoplásicas (chamados cânceres) ou doenças imunológicas.
Caso esse candidato seja compatível com algum paciente em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, esse candidato à doação vai ser convocado pelo Hemocentro, onde vai receber uma avaliação médica para constatar se ele possui de fato condições para doação de medula óssea. Serão repetidas todas as sorologias, todos os exames necessários para garantir que essa medula chegue de uma maneira saudável para o doador e também para que não ocorra nenhum tipo de risco para quem está fazendo a doação.
Se você já é cadastrado no Redome, lembre-se, mantenha o seu registro de cadastro atualizado. Isso agilizará o contato do Redome com você caso seja compatível, proporcionando uma maior rapidez na realização do transplante de medula óssea. Consulte aqui os hemocentros que recebem doadores para cadastro: http://redome.inca.gov.br/doador/hemocentros/