Vanda Monteiro apresenta projeto que dispõe sobre a publicidade do disque 180

Por Isabel Cristina
01/12/2020 12h29 - Publicado há 3 anos
Divulgação internet / HD

O projeto de lei de autoria da deputada estadual Vanda Monteiro (PSL) dispõe sobre a ampla publicidade do disque 180 em estabelecimentos públicos e privados do Tocantins foi apresentado durante a sessão desta terça, 01. Vanda Monteiro defendeu o projeto justificando que é preciso das as vítima e a sociedade mecanismo para a denúncia.

“A subnotificação dos casos existe, ela é altíssima e vamos promover a ampla publicidade do disque 180, um dos mais importantes canais de apoio as mulheres”.

A deputada lembrou que em Palmas, a obrigatoriedade de divulgação do número é lei em vigor. “A lei de minha autoria foi sancionada pela Câmara de vereadores em 2018 e agora queremos ampliar o benefício para todo o Estado”.

Saiba mais

Em 2019, o Tocantins chegou a ocupar o décimo segundo lugar no ranking de denúncias de violência contra a mulher contabilizadas pelo Disque 180. De acordo com o levantamento do projeto Um vírus e duas guerras, desde o início da pandemia, entre março e agosto, 497 mulheres perderam suas vidas no Brasil, uma média de um feminicídio a cada nove horas.