Fabion requer urgência na contratação de infectologista para o Hospital Regional de Augustinópolis
O deputado estadual Fabion Gomes (PL), apresentou,
durante sessão ordinária desta quarta-feira, 9, requerimento, solicitando com
urgência, ao governo do estado, a contratação de médico Infectologista, com o
objetivo de reforçar o atendimento ao enfretamento à Covid-19, para atuar no
Hospital Regional de Augustinópolis.
De acordo com o parlamentar, faz-se necessária a contratação de profissionais da área médica, visto que a unidade hospitalar, localizada na região do Bico do Papagaio, é referência para 23 cidades, e atende aproximadamente 203 mil habitantes, bem como será de grande importância para o Curso de Medicina, no Câmpus da Unitins.
Apesar do estado estar adotando diversas providências para ampliar os atendimentos e evitar a falta de leitos, diante do sensível aumento recente da Covid-19 no Tocantins, ainda existe uma grande demanda dos hospitais estaduais e municipais para a contratação de novos médicos para o corpo clínico.
“Dentre as muitas especialidades necessárias, no presente caso, destacamos a especialidade de Infectologista, tendo em vista que se trata de um profissional de uma área imprescindível ao andamento do hospital, visto a grande demanda de pacientes infectados pela Covid-19 e, para realização de qualquer procedimento médico, faz-se necessário a sua atuação”, ressaltou Fabion.
Para o deputado, o reforço emergencial precisa ser feito com urgência, já que os casos de Covid-19 estão em crescente aumento. “Com o aumento dos casos, a tendência é o quadro se agravar, exigindo mais estrutura nos hospitais para tratar das pessoas acometidas pelo vírus. A gravidade requer iniciativas rápidas e concretas, porque o Tocantins está entre os estados com muitos casos ativos da doença”, alerta Fabion.
Nesse sentido, a contratação visa atender às necessidades de recursos humanos, especificamente no tocante às demandas consideradas urgentes, temporárias e de excepcional interesse público relacionadas à área de saúde, além de colaborar nos assuntos de natureza epidemiológica, inclusive empregar técnicas de medicina preventiva no combate ao Covid-19.