Unitins pública pode se tornar realidade

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Imagem não encontrada
Dep. Carlos Henrique Gaguim
O sonho de muitos universitários e vestibulandos tocantinenses de estudar numa universidade pública ganhou novos horizontes com o apoio do deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), que fez um requerimento pedindo a gratuidade dos cursos de graduação e pós-graduação da Unitins. “O Estado já banca 50% (do custo do aluno), mas estamos estudando uma forma de o governador ver se consegue (bancar também) os outros 50%, para que possa abranger cada vez mais os estudantes carentes do nosso Estado”, disse Gaguim, esperançoso. O requerimento foi aprovado durante a sessão ordinária desta quinta-feira, dia 23, quando também foram aprovados os requerimentos do deputado que pedem a ampliação de salas de aula da Unitins para a região de Taquaralto e a implantação de um campus avançado da universidade em diversos municípios do interior do Estado. Ordem do Dia Durante a sessão ordinária da manhã desta quinta-feira, foram aprovados 50 requerimentos, dos deputados Cacildo Vasconcelos (PP), Toinho Andrade (PFL), Josi Nunes (PMDB), José Santana (PT), Sargento Aragão (PPS) e Carlos Henrique Gaguim (PMDB). José Santana requereu a construção da sede definitiva do Poder Legislativo da cidade de Mateiros e Josi Nunes, a inclusão dos psicólogos da rede estadual de ensino no Plano de Cargos e Salários. As outras matérias buscam benefícios para municípios do interior do Estado, como reformas de escolas públicas, implantação de escolas técnicas profissionalizantes, aquisição de ônibus escolar, melhorias sanitárias, drenagem e pavimentação asfáltica das vias públicas, sinalização, recapagem e duplicação de rodovias; aquisição de aparelhos de raios-X, de ultra-sonografia, estetoscópios e estufas para postos de saúde; construção e reforma de pontes; construção de postos de saúde e policiais, de quadras de esporte e campos de futebol, de bueiros, creches, casas populares e de praças de lazer e, ainda, a instalação de telefones públicos.