Presidente da Aleto garante apoio aos municípios em evento da ATM

Por Maísa Medeiros
26/01/2021 14h54 - Publicado há 3 anos
Encontro Tocantinense de Novos Gestores conta com a presença do deputado Antonio Andrade
Cleyton Cristus / HD

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Andrade (PTB) participou na manhã desta terça-feira, 19, do Encontro Tocantinense de Novos Gestores. O evento que reuniu prefeitos do Estado foi promovido pela Associação Tocantinense de Munícipios (ATM) e teve o objetivo de apoiar os prefeitos que iniciam seus mandatos, com orientações sobre arrecadação, captação de recursos, administração pública e transparência da gestão. O governador Mauro Carlesse e o vice-governador, Wanderlei Barbosa prestigiaram o evento.

O Encontro de Novos Gestores abordou temas sobre planejamento estratégico, orientações sobre controle externo no início da Gestão, instrumentos de Controle Social e Transparência na Administração Pública e o novo Marco do Saneamento e regionalização.

O presidente Antonio Andrade destacou o apoio aos prefeitos e pediu ao governador agilidade na liberação das emendas parlamentares, que visam beneficiar ações e obras municipais. Também falou da sua expectativa com relação a assinatura do contrato de empréstimo entre Governo do Estado e Caixa Econômica Federal, para liberação de financiamento que prevê recursos de R$1 milhão por município para pavimentação asfáltica e obras públicas e pediu aos prefeitos que se organizem para receber os empréstimos federais e emendas estaduais, para fazer as ações que a população precisa.

Também presente na reunião o secretário Estadual de Saúde, Edgar Tollini pediu apoio dos prefeitos e dos secretários municipais de Saúde com relação a vacinação contra covid e frisou que todos os municípios receberão a vacina por meio da Central de Distribuição que será monitorada pela equipe de Vigilância em Saúde. A primeira etapa da vacinação do grupo prioritário iniciou nesta segunda-feira,18, e deve imunizar 22 mil pessoas com duas doses da vacina CoronaVac.

O governador Mauro Carlesse garantiu que o Governo está fazendo todo o possível para amenizar os impactos da Pandemia, imunizar a população e ajudar as prefeituras a realizar as ações importantes para o povo. Carlesse enfatizou sua expectativa em relação a liberação do financiamento com a Caixa Econômica Federal previsto para o próximo mês para realização de obras nos munícipios. Outro recurso mencionado pelo governador também em fase de finalização é o contrato de empréstimo com o Banco do Brasil de R$ 150 milhões,  para duplicação da rodovia TO - 080, entre Palmas e Paraíso do Tocantins.

Além do presidente da Aleto, participaram do encontro os deputados  Jair Farias (MDB), Valderez Castelo Branco (PP), Cláudia Lélis (PV), Ricardo Ayres (PSB), Eduardo do Dertins  (Cidadania), Ivory de Lira (PSdoB) e Olyntho Neto (PSDB).