Jair Farias comemora empenho de R$ 15,8 milhões para área de saneamento

Jair Farias  e prefeitos são recebidos em Brasília pelo senador Eduardo Gomes
Jair Farias e prefeitos são recebidos em Brasília pelo senador Eduardo Gomes
Divulgação / HD

O deputado estadual Jair Farias (MDB), está desde quarta-feira, dia 13, em Brasília, em busca de recursos para investimentos nos municípios do Tocantins. Ele comemora o empenho de R$ 15,8 milhões para investimentos na área de saneamento. Trata-se de dois convênios firmados entre Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O convênio foi assinado em 30 de dezembro de 2020, após articulação do deputado Jair Farias, em Brasília, juntamente com o vice-presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Aguinaldo Ferreira de Lima, junto ao senador Eduardo Gomes (MDB).

Conforme Aguinaldo, a previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre deste ano. Os recursos são para execução de obras de melhoria dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e implantação de Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) em 14 dos 46 municípios concessionários da ATS.

O primeiro convênio, no valor de R$ 5 milhões, será destinado às obras de ampliação e melhorias nos Sistemas de Abastecimento de Água dos municípios de Aragominas, Brasilândia do Tocantins, Maurilândia do Tocantins, Muricilândia, Nova Rosalândia, Recursolândia, Rio dos Bois, Sandolândia, Tupiratins e São Felix do Tocantins.

Os outros R$ 10,8 milhões, provenientes do segundo convênio, serão investidos na implantação de Sistemas de Esgotamento Sanitário nas cidades de Fátima, Maurilândia do Tocantins, Novo Acordo e Santa Tereza do Tocantins.

Conforme Jair Farias as obras de saneamento representam um grande benefício para a população. “Ter água tratada e esgoto são benefícios essenciais na vida do cidadão, por isso não medimos esforços para ajudar na liberação desses recursos, agradeço imensamente todo o empenho do senador Eduardo Gomes para que viabilização dos convênios”, sintetizou o parlamentar. O vice-presidente da ATS, Aguinaldo Lima, também participou ativamente na articulação para a liberação dos convênios. Ele destaca a importância dos investimentos em obras de saneamento para melhorar a qualidade de vida da população tocantinense.

“Essas obras são de grande importância para os municípios, por se tratar também de obras de saúde pública. Quero agradecer  ao presidente da ATS Davi Gouveia, que me deu totais condições para esse trabalho,  ao empenho do deputado estadual Jair Farias, que por diversas vezes nos acompanhou em Brasília na busca da liberação desses recursos, em especial agradeço ao amigo senador Eduardo Gomes, líder do Governo no Congresso Nacional , que não mediu esforços para atender essas demandas com seu espírito republicano, destinando essas emendas de mais de R$ 15 milhões para atender a população tocantinense”, afirmou.

Mais Recursos

Nesta quarta-feira, dia 13, Jair Farias voltou a se reunir com o senador Eduardo Gomes (MDB), na companhia dos prefeitos de Axixá, Auri-Wulange Ribeiro Jorge (PTB) e de São Sebastião, Professor Adriano (MDB). Vários projetos foram encaminhados. Para Axixá, um dos projetos apresentados é o de criação do Polo Turístico da Serra do Estrondo, além do asfalto para as comunidades rurais.

Tanto Axixá, quanto São Sebastião receberam um ônibus escolar e um trator, através da Codesvasf - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. São Sebastião também teve garantia de recursos do senador para a construção de uma Escola de Tempo Integral. “Muito obrigado ao senador Eduardo Gomes pelo apoio e carinho que tem com o Tocantins, especialmente com o nosso Bico do Papagaio”, agradeceu Jair Farias em vídeo nas redes sociais.