Deputados pedem urgência para assuntos relacionados à Saúde, Educação e ICMS

Por Suzana Barros
10/02/2021 20h38 - Publicado há 3 anos
Matérias foram discutidas e aprovadas pelo plenário
Matérias foram discutidas e aprovadas pelo plenário
Isis Oliveira / HD

Os deputados direcionaram suas atenções para diversos setores, na sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira, 9, em regime de urgência. Saúde, infraestrutura e vacinação foram abordados por meio de requerimentos em regime de urgência.

Defendendo a importância do exame Teste do Pezinho, o presidente da Casa, Antonio Andrade (PTB), requereu à Secretaria de Estado da Saúde informações sobre a suspensão dos testes, no laboratório da Apae, do município de Araguaia. Com o exame é possível diagnosticar até 50 tipos de doença em recém-nascidos.

A inclusão dos profissionais da Educação da lista de prioridades, no processo de vacinação contra a covid 19, voltou ao plenário.

A deputada Vanda Monteiro (PSL) requereu ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, a inclusão dos professores, alunos e servidores que atuam no ambiente escolar na lista de prioridades da vacinação, em todos os municípios do Estado.

Cláudia Lelis (PV) também defende a ideia. Requereu o envio de expediente diretamente aos 139 prefeitos do Tocantins, solicitando que os profissionais da rede estadual de ensino sejam priorizados na campanha de imunização ao coronavirus.

“É de fundamental relevância assegurar a proteção dos professores e profissionais da Educação e impedir que a retomada das aulas presenciais estimule o surgimento de mais casos”, defende Cláudia.

Redução do ICMS

Na mesma sessão, Júnior Geo (PROS) solicitou a diminuição da alíquota do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS), que incide sobre a gasolina automotiva, álcool etílico e óleo diesel. “O Estado continua crescendo e necessita de preço atrativo nos combustíveis, fontes de energia primordiais para o desenvolvimento da economia”, defendeu.