Deputado defende auxílio de 250 reais para tocantinenses

Por Penaforte Diaz
02/03/2021 14h40 - Publicado há 3 anos
Deputado Zé Roberto Lula
Deputado Zé Roberto Lula
Clayton Cristus / HD

Um auxílio no valor de 250 reais, durante seis meses, destinado a famílias em vulnerabilidade no Estado do Tocantins, por meio do Programa Tocantins Solidário de Transferência de Renda, foi proposto pelo deputado Zé Roberto Lula (PT).

O requerimento foi encaminhado à Mesa Diretora, em regime de urgência, na sessão matutina desta quarta-feira, 24. O parlamentar cobra providências imediatas ao Governo do Estado, a fim de minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a população mais carente.

Ele argumentou que as restrições de circulação, impostas como forma de redução da contaminação pelo coronavírus, atingem em cheio justamente os trabalhadores informais e os mais pobres.

“A solução para essa problemática passa diretamente pelo Estado, ao assumir a responsabilidade de proteger seus cidadãos mais vulneráveis, como a transferência de renda que viabilize a subsistência dessas pessoas”, reforçou o parlamentar.

Ainda na sessão, o deputado encaminhou mais três requerimentos em regime de urgência. Um deles solicita a aquisição de 200 mil doses de vacinas de combate à covid-19, como única arma, no momento, à disposição contra o vírus.

O deputado solicitou também a suspensão da portaria do Executivo que autorizou o reinício das aulas presenciais no Estado, enquanto não ocorrer a vacinação contra a covid-19 em grande escala.

Por último, Zé Roberto requereu ao deputado e líder da bancada federal do Tocantins, Thiago Dimas (Solidariedade), que interceda junto ao Ministério das Minas e Energia sobre a publicação de portaria reconhecendo que o Estado do Tocantins ainda não conseguiu a universalização da implantação de rede de energia elétrica em todas as residências e prédios comerciais.

Segundo o parlamentar, a falta de implantação de eletricidade no meio rural, associada à baixa produtividade e ao escasso acesso à tecnologia, tem como reflexo um limitado grau de desenvolvimento econômico. 

“Essa situação acontece em todas as regiões do Tocantins, tanto na cidade como no campo”, alertou Zé Roberto.