Em união de forças, Valdemar Júnior pede implantação de 10 novos leitos de UTI em Porto Nacional

Por Terciany Lima
02/03/2021 11h41 - Publicado há 3 anos
Está sendo feito uma união de forças, entre parlamentares para dar celeridade na implantação das UT
Dicom / HD

Preocupado com a situação da saúde em Porto Nacional, o deputado estadual Valdemar Júnior (MDB), juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins deputado Antônio Andrade e deputado Ricardo Ayres, em uma união de forças, pedem ao governo estado que implante no munícipio, 10 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

No parlamento, o deputado vem reforçando junto ao governo do estado a necessidade de construir um novo hospital na centenária Porto Nacional. Isto porque o Hospital Regional de Porto de Nacional (HRPN) que tem alta demanda em atendimentos, sendo referência para as cidades vizinhas, como também para as cidades da região Sudeste do Tocantins, já não possui em sua estrutura, capacidade para lidar com aumento no número de demandas de pacientes que lá chegam.

No entanto, segundo o deputado Valdemar Júnior, um dos gargalos para a implantação dessas novas vagas de UTI em Porto, estaria na falta de estrutura física da unidade hospitalar da cidade, que não possui espaço suficiente para a instalação dos novos leitos.

O parlamentar disse que conversou por telefone com o prefeito de Porto Nacional Ronivon Maciel, para que o município disponibilizasse a estrutura física de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a instalação das 10 Unidades de Terapia Intensiva no local. A medida, que segundo ele é urgente, leva em consideração o aumento das demandas na saúde do município, que está estrangulada, devido ao caos provocado pela pandemia do novo Coronavírus.

“Sabemos que Hospital Regional de Porto Nacional não possui capacidade e nem condições estruturais e física para ampliar os atendimentos nos leitos de UTI, aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos, sobretudo, os casos graves de Covid-19, da cidade e região. Mas, como precisamos urgente dessas UTI, conversei com o prefeito Ronivon Maciel, que por sua vez, disse que o município vai colaborar no sentido de colocar à disposição do estado, um prédio, para que tão logo o governo do estado possa fazer a implantação das UTI”, explicou o deputado.

"Diante das dificuldades enfrentadas na saúde, sobretudo em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, que vem cada vez mais sobrecarregando as unidades hospitalares no estado, se faz necessário a ampliação de novos leitos de UTI na cidade,” destacou o deputado Valdemar Júnior, afirmando que o governador Mauro Carlesse tem interesse em contribuir com a instalação das UTI na cidade.

Valdemar reforçou que está sendo feito uma união de forças, entre os parlamentares de Porto Nacional, governo do estado e município, a fim de dar celeridade na implantação dos novos leitos. “Estamos unindo esforços coordenados para instalação desses leitos de UTI. Os deputados Antônio Andrade, Ricardo Aires e Valdemar Júnior, em parceria com o governo do estado e a prefeitura de Porto Nacional, estão unidos imbuídos no desejo de tão logo resolver essa demanda na saúde de Porto e implantar os novos leitos de UTI, para ampliar a capacidade e acomodar os doentes”, concluiu.

*Porto Nacional*

O prefeito de Porto Nacional Ronivon Maciel explicou que o município tem interesse nas instalações dos leitos de UTI, e que a demanda pelos serviços se arrasta há anos na saúde de Porto Nacional. “Estamos dispostos a contribuir com as instalações dessas UTI, se for preciso entraremos também com recursos próprios do município, para poder contemplar. Vejo com bons olhos a iniciativa que será um grande avanço para a saúde de Porto, até porque o atual momento exige que o poder público tome o mais rápido possível uma medida”, destacou.

Ronivon ainda disse que o serviço de engenharia do município vai visitar alguns prédios, para ver qual melhor comporta as instalações dos leitos. “Estamos estudando por meio do serviço de engenharia, o local mais adequado. Temos também o Centro Municipal de Especialidades (CEME) que pode ser utilizado. Os engenheiros iniciam hoje à tarde as visitas aos prédios do município, para analisar e ver qual melhor comporta as estruturas das instalações das UTI”, reforçou.