Zé Roberto pede ampliação de medidas emergenciais contra a pandemia

Por Penaforte Diaz
06/03/2021 14h33 - Publicado há 3 anos
Deputado Zé Roberto Lula
Deputado Zé Roberto Lula
Clayton Cristus / HD

O deputado Zé Roberto Lula (PT) defendeu a ampliação de medidas de distanciamento social, ampla vacinação, toque de recolher e até um lockdown no combate ao novo coronavírus no Estado do Tocantins.  Para ele, a situação é crítica e urgente. “O mês de março será crítico e tem um sócio: o presidente Bolsonaro. Ele boicota todas as medidas que visam minimizar os efeitos da pandemia. Precisamos reagir a isso!”, afirmou.

O deputado justificou seu posicionamento, tendo em vista a superlotação dos hospitais e a falta de UTIs, que já comprometem a capacidade de atendimento do sistema de saúde do Estado. “Sabemos que fragiliza a economia, mas o governo federal tem recursos suficientes para socorrer a população mais carente”, afirmou Zé Roberto. 

O parlamentar cobrou ao Governo do Estado maior engajamento nas medidas de combate à covid-19, conforme posicionamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que defende uma condução nacional unificada para o enfrentamento da pandemia.

No entanto, outros deputados propõem uma postura mais flexível para o enfrentamento da crise. De acordo com Elenil da Penha (MDB), é preciso encontrar consensos para os problemas econômicos e sanitários. “A situação é crítica, mas urge discutir a situação em busca de soluções sustentáveis”, concluiu.

O deputado Júnior Geo (PROS), por sua vez, chamou a atenção para a forma utilizada pelos gestores no combate ao vírus. “Precisamos avaliar melhor se o enfrentamento à pandemia é feito de maneira adequada e eficiente”. Ele cita como exemplo a ausência de um programa de testagem em massa e um acompanhamento sistemático das pessoas infectadas. “O que foi feito no Tocantins e aqui em nossa capital?”, questionou.