No Dia da Mulher, Vanda Monteiro conta história de superação

Por Isabel Cristina
08/03/2021 10h25 - Publicado há 3 anos
No Dia da Mulher Vanda Monteiro lembra trajetória para chegar até o legislativo estadual.
Ascom Vanda Monteiro / HD

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda, 8 de março, a deputada estadual Vanda Monteiro (PSL) relembrou um pouco da própria história como meio de motivar e incentivar mulheres a lutar pelos seus sonhos e ingressar na vida pública.

Aos 38 anos, Vanda Monteiro, que é natural de Miranorte, foi eleita vereadora de Palmas em 2016 e deputada estadual em 2018. A parlamentar conta que não ter medo da opressão sobre as mulheres e lutar por melhores condições de vida sempre a encorajaram.

“Vim de Moranorte ainda pequena, morei em uma máquina de arroz abandonada na região Sul da capital e passei sérias dificuldades ao perder meu pai. Tive na minha mãe o exemplo de força para superar os problemas. Chegar ao parlamento estadual foi ato de superação".

A parlamentar lembrou que começou a trabalhar muito cedo, que a proximidade na comunidade e as ações voluntárias na área social e esportiva a motivaram ingressar na política. "Nesta época eu percebi que poderia fazer muito mais pelas pessoas e batalhei muito para chegar até aqui”, relembrou.

Vanda Monteiro ainda destacou que a vivência na política a fez entender que o espaço é para mulheres e que merece mais representatividade. “Somos a maioria do eleitorado, mas ainda minoria nos parlamentos. Essa realidade pode mudar e assim como eu, outras tocantinenses podem e devem ingressar na vida pública, fazendo a diferença no processo político do país”, avaliou a deputada.

Atuação parlamentar para mulheres

À frente do parlamento Municipal e da Assembleia Legislativa do Tocantins, Vanda Monteiro tem sua atuação marcada pela apresentação de diversos projetos de lei e requerimentos que buscam a garantia dos direitos e proteção da mulher.

“Tornei lei no Tocantins o direito à folga para exames preventivos contra o câncer de mama e colo do útero. Também sou autora da lei prioriza às vítimas de violência o encaminhamento para vagas de emprego e cursos profissionalizantes”, citou.

Vanda Monteiro ainda enfatizou a destinação de recursos para a implantação da Delegacia da Mulher 24 horas, em Palmas, e solicitação para expansão de mais unidades especializadas para outras regiões do Estado.

“São diversos projetos de lei e requerimentos que buscam proteger nossas mulheres. Somente com o empoderamento, leis específicas e políticas públicas efetivas  vamos superar todas as dificuldades”, comentou Vanda Monteiro.

8 de março

Ao lembrar o Dia Internacional da Mulher, Vanda Monteiro fez questão de deixar uma mensagem de coragem para todas as tocantinenses.

“Acredite, você pode ser tudo aquilo que quiser. Somos fortes, determinadas e líderes por natureza. Hoje é uma data para orgulho das nossas conquistas, reivindicarmos direitos, proteção, efetivação das políticas públicas, além de sermos solidárias umas com as outras. Neste Dia da Mulher digo a todas as tocantinenses que estou a disposição e meu trabalho será incansável na busca da proteção e ampliação da garantia de direitos”, finalizou a parlamentar.