Fabion pede apoio para aldeias
Os recentes casos de mortes, ocorridos nas aldeias indígenas de Tocantinópolis, voltaram a ser discutidos na sessão desta quarta-feira, dia 8, na Assembléia Legislativa. O deputado Fabion Gomes (PL) usou a tribuna para criticar a demora nas providências para a resolução dos casos de óbito que, segundo ele, vêm ocorrendo por falta de alimentação.
Fabion disse que a ação dos agentes da Funasa na região não tem sido eficaz e criticou os trabalhos de coleta de água realizados pela fundação. Os índios precisam é de comida e de remédio. Seria melhor cortar as diárias dos agentes da Funasa para dar o que comer nas aldeias, sugeriu o deputado que solicitou ao Governo do Estado a doação de mil cestas básicas para a região.
O deputado e médico Helcio Santana (PDT) acrescentou que o motivo dos óbitos não é só a falta de alimentação. O saneamento básico inadequado nas aldeias, segundo o deputado, causa contaminação nos índios, seguida de desidratação, diarréia e até pneumonia que podem levar à morte. Helcio Santana informou ainda que o governo do Estado está tomando providências para ajudar a solucionar o caso, como o envio de nutricionistas às aldeias para resolver os graves problemas de desnutrição infantil no local.
Atualmente, cerca de 900 índios, divididos em 12 aldeias, vivem na região.