Deputado cobra mais transparência na aplicação dos recursos no combate à pandemia

Por Penaforte Diaz
12/03/2021 15h18 - Publicado há 3 anos
Debate sobre o tema foi iniciado pelo Prof. Junior Geo
Debate sobre o tema foi iniciado pelo Prof. Junior Geo
Clayton Cristus / HD

A ausência de ações sustentáveis e de transparência no combate à pandemia (Covid-19) por gestores públicos no   Estado do Tocantins foi tema do discurso do deputado Professor Junior Geo (Pros), da sessão matutina desta terça-feira, dia 9.

Segundo o parlamentar, o Governo do Estado recebeu R$ 1 bilhão, em 2020, para investir em compras de equipamentos e ampliação de UTIs nos hospitais da rede pública. No entanto, segundo o parlamentar, priorizou-se a distribuição de sextas básicas à população.

“O recurso não é somente para comprar sextas básicas. A fome existe porque comércio está sendo fechado e pessoas desempregadas. Ao longo dos dias vemos a ausência de uma política de combate a Covid-19, o caos aumentando e a solução sustentável nunca chega”, alerta Geo.

O parlamentar defende medidas urgentes, como a testagem em massa da população, o rastreamento e isolamento das pessoas infectadas, além de parceira com o Hospital do Amor, com a doação de aparelhos para uso naquela unidade de saúde. “Só assim o mal será combatido pela raiz”, garantiu.

Ao final do seu pronunciamento, o deputado cobrou dos gestores públicos planilhas demonstrativas dos gastos com as verbas destinadas ao combate à pandemia.  “Quais campanhas foram feitas? Quantas UTIs foram instaladas? Quantos equipamentos específicos foram adquiridos? Cadê a prestação de contas?

Outros parlamentares também manifestaram preocupação sobre o avanço da Covid-19 e o colapso no sistema de saúde no Tocantins: Entre eles, Issam Saad (PV), Jair Farias (MDB), Leo Barbosa (Solidariedade), Jorge Frederico (MDB) e Ricardo Ayres (PSB).

Dentre as principais reivindicações, cobram dos gestores públicos responsabilidade e transparência sobre a aplicação dos recursos enviados pelo Governo Federal e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.