Deputados se reúnem com vice-governador para cobrar agilidade na implantação de UTI’s em Porto

Por Terciany Lima
12/03/2021 12h09 - Publicado há 3 anos
Deputados da Bancada de Porto Nacional reunidos com vice-governador Wanderlei Barbosa
Divulgação / HD

Deputados da Bancada de Porto Nacional se reúnem com vice-governador Wanderlei Barbosa, para cobrar agilidade na implantação de UTI’s na cidade

Os deputados estaduais da bancada de Porto Nacional,  Antônio Andrade (PTB) presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Valdemar Júnior (MDB), Ricardo Ayres (PSB), Nilton Franco (MDB) e Cleiton Cardoso (PTC), estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira, dia 09, no Palácio Araguaia, com o vice-governador Wanderlei Barbosa (sem partido) e o secretário de estado da Saúde Luiz Edgar Leão Tolini, para cobrar do governo do Estado, em caráter de urgência, a agilidade na instalação das 10 novas Unidades de Terapia Intensivas (UTI’s), no Hospital Regional de Porto de Nacional (HRPN).

Valdemar Júnior, que vem lutando pela instalação das novas UTI’s na cidade, explicou que a situação da saúde no município é preocupante e requer o mais rápido possível a implantação imediata dos novos leitos de UTI’s no hospital. “A situação em Porto Nacional está cada vez mais difícil e requer o mais rápido possível, medidas ágeis por parte do governo, para implantação dessas UTI’s”, declarou o parlamentar, lembrando que a solicitação das UTI’s já vem sendo feita há dias, tanto da sua parte, como também por parte dos deputados Antônio Andrade e Ricardo Ayres.

“Porto Nacional está vivenciando uma situação de total caos na saúde, provocado pela pandemia. Todos os dias pessoas estão perdendo suas vidas, por falta de leitos de UTI’s em nosso hospital. Chega de ver a nossa população sofrendo, chega de ver pessoas morrendo, o governo precisa agilizar logo esse processo de implantação das UTI’s, para atender aos pacientes que necessitam dos cuidados intensivos”, desabafou Valdemar.

O deputado Antônio Andrade declarou que a luta pela instalação dos novos leitos de UTI’s é uma bandeira de todos os deputados representantes da bancada portuense. A gente sabe das dificuldades que o Estado vem enfrentado, porém, o secretário de Saúde Edgar Tolini, se prontificou em contribuir para implantação o mais rápido possível dos novos leitos de UTI´s em Porto Nacional. “Essa luta é de todos nós parlamentares portuenses. Quero agradecer a participação do nosso vice-governador Wanderlei e do nosso governador Mauro Carlesse pelo apoio. Vamos continuar lutando para que as UTI’s possam ficar definitivamente e para ampliar o número delas em Porto Nacional”, destacou Andrade.

O deputado Ricardo Ayres disse que é obrigação dos parlamentares portuenses trabalhar em benefício de Porto Nacional. “Vamos agora dar uma resposta a Porto Nacional, esperamos que a instalação dessas UTI’s aconteça de forma imediata, porque a situação de caos não é só em Porto, como também no país inteiro e a gente precisa superar esse momento com parceria e responsabilidade, cumprido a nossa obrigação”, observou.

O deputado Nilton Franco afirmou também que a luta pela implantação das UTI’s é uma preocupação de todos os deputados. “É uma luta de todos nós, agora é hora de unirmos forças e cada um dar a sua contribuição. É preciso que seja implantado urgentemente essas UTI’s. Essa é uma preocupação nossa para salvar o nosso povo enquanto ainda há tempo”, falou.

Já o deputado Cleiton Cardoso, comentou que apesar da população ter ido para as redes sociais cobrar as UTI’s dos parlamentares, os deputados já estavam aguardando o posicionamento por parte do governo e das empresas responsáveis pela instalação da UTI’s. “Agora temos a posição do governo que nos garantiu que logo mais, dentro de 20 dias, será implantando o serviço para amenizar o sofrimento dos nosso portuenses” concluiu.

O vice-governador Wanderlei Barbosa, afirmou que o governo está comprometido em instalar dentro de 10 a 20 dias as 10 novas Unidades de Terapia Intensivas, no próprio prédio do Hospital Regional de Porto.  “Vamos providenciar as UTI’s, isso é uma preocupação de todos nós, do governo e da Secretaria de Saúde.  Mas, não podemos esquecer que neste momento precisamos estabelecer o nosso cuidado e cautela com quanto a proteção contra esse vírus. Quanto mais pudermos estar fora do ambiente onde pode ocorrer a contaminação é melhor para a sociedade e também para o serviço de Saúde”, declarou.

O secretário de Saúde Edgar Tolini afirmou que já estão sendo finalizados os estudos técnico-estruturais dentro do hospital para a instalação das UTI’s que serão terceirizadas. Os leitos são muito importantes para servir de sustentáculo para a região. O Estado vai terceirizar as UTI’s e estamos empenhados em ampliar a oferta delas, dentro do menor tempo possível para atender Porto Nacional. Reiteramos que as pessoas precisam continuar tendo os cuidados com higiene pessoal, fazendo o uso de máscara e o distanciamento social, para evitar a contaminação pela covid-19”, alertou.