Prof. Júnior Geo defende trabalho home office aos pais de pessoas autistas

Por Guilherme Paganotto
05/04/2021 09h48 - Publicado há 3 anos
Parlamentar tem trabalhado a favor das políticas públicas voltadas para a promoção de inclusão.
Parlamentar tem trabalhado a favor das políticas públicas voltadas para a promoção de inclusão.
Foto: Talita Gregório / HD

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no último dia 2, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) chama atenção para o  cumprimento dos direitos das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), o parlamentar tem trabalhado a favor das políticas públicas voltadas para a promoção de inclusão e busca apresentar projetos em benefício para a área. 

Recentemente, Geo protocolou um requerimento solicitando a implantação do sistema de trabalho em “home office” a todas as servidoras públicas que são mães de crianças autistas. O parlamentar  ainda destaca os principais desafios do autista, como a inclusão social, a falta de atendimento especializado como terapias, psicologia, neurologia, entre outros.

“Sabemos da importância do papel dos pais e mães no desenvolvimento de crianças com autismo. Eles possuem direitos garantidos por lei e precisamos resguardar todas as condições para proporcionarmos uma vida confortável a essas pessoas. Assim, possibilitar que os pais realizem suas atividades laborais de maneira remota permitirá um acompanhamento integral da criança, o que contribuirá para o seu melhor desenvolvimento”, destacou o parlamentar. 

Autismo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. O TEA engloba transtornos relacionados ao neurodesenvolvimento que afetam a interação e comunicação social. Levantamentos indicam que uma em cada 88 crianças apresenta traços do transtorno, com incidência cinco vezes maior em meninos.

“Buscamos atuar cada vez mais na área e, por meio do nosso trabalho no legislativo, queremos garantir melhores condições de vida para os autistas e suas famílias do estado. É imprescindível utilizarmos de todas as ferramentas possíveis para contribuir com as fases de desenvolvimento da criança”, defende o parlamentar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS