Deputados voltam ao plenário nesta quarta-feira

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Presidente César Halum
Nesta quarta-feira, dia 1º, o Parlamento Tocantinense realiza a primeira sessão ordinária desta 5ª legislatura. Os trabalhos parlamentares serão reabertos a partir das 9h, no plenário da Assembléia, com a presença do governador Marcelo Miranda (PMDB) que, anualmente, inicia o processo legislativo com a leitura da mensagem encaminhada pelo Executivo. Mesmo sendo um ano eleitoral, o presidente da Casa, deputado César Halum (PFL), acredita que neste semestre o ritmo das atividades não deve mudar. “Vamos tentar fazer um acordo com todas as bancadas para manter a freqüência dos parlamentares e não perder o ritmo dos trabalhos legislativos”. Entretanto, Halum explica que as atividades parlamentares não se resumem ao plenário e justifica a necessidade de visitas às bases políticas e o reflexo delas nos trabalhos na Assembléia. “Muitas vezes, há uma cobrança popular em relação à assiduidade dos parlamentares nas sessões plenárias, mas é através das reuniões com os líderes que acompanhamos de perto o dia-dia das comunidades. Buscamos as reivindicações para, a partir delas, elaborarmos projetos e requerimentos para a população”, argumenta. Disputa eleitoral O presidente César Halum informou que apesar da “disputa eleitoral que promete ser acirrada este ano”, o equilíbrio deve marcar as sessões ordinárias deste primeiro semestre. “Tenho certeza que haverá discussões polêmicas em plenário. Vamos procurar manter o bom senso e não deixar que a paixão política domine a razão”, comentou. Já no segundo semestre, após as convenções partidárias que acontecem no mês de junho já estarão definidos e terão iniciado as campanhas. Em função disso, os deputados que concorrerão ao pleito devem passar mais tempo nas regiões que o apóiam. Neste período, segundo César Halum, a previsão é que as sessões sejam realizadas com pautas prévias e dias marcados “para que não haja nenhum acúmulo de matérias que tramitam na Casa e nem prejuízos para os interesses da população tocantinense”.