Deputada reivindica ciclovia entre Palmas e Taquaralto

Por Penaforte Diaz
27/04/2021 15h40 - Publicado há 2 anos
Proposta é defendida por Vanda Monteiro (PSL)
Proposta é defendida por Vanda Monteiro (PSL)
Clayton Cristus / HD

Os moradores de Taquaralto poderão ser beneficiados com uma ciclovia nas margens da BR-010, ligando o Distrito a Palmas. Aprovado em regime de urgência na sessão matutina desta quarta-feira, 14, o requerimento de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) solicita a obra ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). 

De acordo com a autora, a via de acesso vai garantir maior segurança aos ciclistas que utilizam regularmente a rodovia para trabalhar ou buscar serviços em Palmas. Ela também considera que, a partir da construção de um espaço próprio para o ciclista, será disponibilizada maior segurança e outros benefícios àquela comunidade. 

“Trata-se de uma demanda antiga dos moradores de Taquaralto e entorno, que reivindicam condições mais tranquilas e seguras  para seu acesso ao Plano Diretor. É consensual que investir em infraestrutura cicloviária beneficia a economia, contribui para a criação de novos empregos e estimula o comércio local, além de ser mais saudável e sustentável para os usuários”, garantiu a deputada. 

A parlamentar argumenta ainda que a criação de mais ciclovias em Palmas precisa ser vista como prioridade no planejamento e ações dos gestores, conforme estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana. “Precisamos ver a integração modal como fator de inclusão social”, concluiu Vanda. 

Em outro requerimento aprovado em regime de urgência, a deputada solicita à Secretaria de Infraestrutura a limpeza da rodovia e da ciclovia da ponte Fernando Henrique Cardoso, que liga Palmas a Luzimangues, distrito de Porto Nacional.