Projeto cria exame de saúde mental a integrantes da segurança pública estadual

Por Elpidio Lopes
04/05/2021 13h05 - Publicado há 4 dias
Leo Barbosa é o autor da proposta
Leo Barbosa é o autor da proposta
Isis Oliveira / HD

Entrou na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) na manhã dessa terça-feira, 27, projeto de lei do deputado Leo Barbosa (Solidariedade) que cria exames anuais de saúde mental para os integrantes da Segurança Pública do Estado, formados em suas corporações e setores dirigentes afins.

O projeto propõe que integrantes das forças policiais e bombeiros, por intermédio de suas próprias instituições, sejam examinados em relação à saúde mental, sendo providenciado o imediato apoio, quando necessário, de forma proativa.

Justificativa

A propositura visa ao acompanhamento e à conscientização sobre a importância da saúde mental dos integrantes da Segurança Pública. Segundo o autor, o comentário ouvido dentro de quartéis é que “nossa tropa está doente”.

“Esse comentário ecoa há anos nos corredores dos batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e o mesmo se aplica às outras instituições da Segurança Pública do Estado”, afirmou Leo Barbosa.

Noutra matéria, também em análise na CCJ, o deputado propõe a obrigatoriedade de assegurar a publicação, nos sítios oficiais, as listas de pacientes que aguardam por consultas, exames, intervenções cirúrgicas e vacinação contra a Covid-19, nos estabelecimentos da rede pública de saúde do Estado do Tocantins.