Devido crescente violência em Tocantinópolis, nova unidade de Polícia Civil é solicitada

Por Elpidio Lopes
11/05/2021 14h16 - Publicado há 2 anos
Fabion garante que não haverá aumento de despesas para o Governo
Fabion garante que não haverá aumento de despesas para o Governo
Clayton Cristus / HD

Em requerimento apresentado na sessão matutina desta quarta-feira, 5, o deputado Fabion Gomes (PL) solicitou com urgência a criação de uma nova unidade de Polícia Civil, de Referência II, no município de Tocantinópolis. Conforme o parlamentar, o que mais pesa nesse momento no município é a ação de grupos criminosos que estão marcando jovens para morrer.

Segundo o deputado, dentro em um prazo de três meses 16 jovens marcados pelos criminosos sete já foram assassinados na cidade. A solicitação de Fabion é endereçada ao governador Mauro Carlesse (PSL) e à Secretaria Estadual de Segurança Pública.

A unidade, conforme o parlamentar, deverá ser composta por um delegado de polícia, um escrivão e três agentes de Polícia Civil para em conjunto com a 20ª Delegacia atender satisfatoriamente a população daquela cidade do norte do Tocantins.

Diante da criminalidade e imensa sobrecarga da 20ª Delegacia, com cerca de 550 inquéritos, diversos Boletins de Ocorrência e outros processos, o requerente justifica a necessidade da criação da nova unidade de polícia.

“Destaco que a nova unidade policial não onera os cofres do Estado, pois a estrutura da 20ª Delegacia comporta o funcionamento das duas instituições de polícia, sem prejudicar o desenvolvimentos dos referidos trabalhos”, justificou.

O parlamentar mencionou também que existem três cidades no Estado com população menores que Tocantinópolis que possuem duas delegacias. E conforme ele, “enquanto Tocantinópolis, que possui a 9ª posição populacional no Estado tem apenas uma delegacia de polícia, todas as cidades com população superior possuem pelo menos duas delegacias”. O assunto foi debatido por Fabion com Carlesse na tarde quarta-feira.

Devido a relevância da proposta, o requerimento foi subscrito pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), e pela deputada Vanda Monteiro (PSL).