Gipão solicita ao presidente nacional da Conab reabertura da unidade de Araguaína

Por Ascom / Gipão
15/05/2023 21h58 - Publicado há 11 meses
O galpão armazenava grãos destinados à comercialização com pequenos criadores.
Euipe de mídia da Aleto / HD

O deputado estadual Aldair Costa (Gipão), solicitou ao presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), João Edegar Pretto, através de requerimento apresentado na Assembleia Legislativa do Tocantins, a reabertura da Unidade Armazenadora de Araguaína, que está fechado desde o início de 2020.

O galpão armazenava grãos destinados à comercialização com pequenos criadores de animais, por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB).

O parlamentar destacou que famílias, comunidades e produtores ficaram desassistidos com o fechamento da unidade.

“Não podemos ignorar que a economia de Araguaína tem seu carro-chefe no agronegócio. A desativação desse armazém gerou grandes impactos que afetam nosso pequeno produtor, que precisa percorrer quase 300 km até Imperatriz para continuar obtendo o benefício que poderia ter em seu próprio município. Como a Conab pode permanecer fechada justamente em Araguaína, na cidade conhecida como a cidade do boi gordo, onde a produção rural alcançou seu êxito no estado? Se a Conab existe por causa do produtor, não entendo os motivos da unidade de Araguaína não estar  de portas abertas, uma vez que a demanda existe e é cada dia maior”, disse.

Na justificativa, Gipão também pediu que seja disponibilizado milho com subsídio do governo federal por meio do Programa de Garantia de Preço Mínimo (PGPM), para manter acessíveis os preços e garantir o abastecimento dos agricultores que realizam atividades de criação de bovinos, suínos, aves, caprinos e rebanhos em geral.

Antes do fechamento da Conab em Araguaína, mais de 200 produtores compravam milho no local. De acordo com balanços anteriores, mais de 1,7 mil famílias (entre acampados, indígenas e quilombolas) recebiam produtos do armazém da Conab no município. Com o fechamento da unidade, famílias e várias comunidades deixaram de contar com essa assistência, enquanto os produtores precisam buscar o milho em Imperatriz, cerca de 250 quilômetros de distância.

“Os critérios usados para o fechamento precisam ser revistos; novos mecanismos precisam ser criados para que esses produtores não continuem sendo prejudicados. Com o milho subsidiado em outro estado a compra fica quase impossível e os nossos produtores precisam urgentemente ter acesso rápido e fácil a este beneficio, sem o que a distância e o aumento dos custos sejam grandes tropeços no caminho”, pontuou o deputado.

O armazém de Araguaína contava com a capacidade para armazenar cerca de 1,2 mil toneladas de milho. Seu objetivo era garantir estoque suficiente para que criadores rurais de pequeno porte e micro-agroindútrias tivessem acesso aos produtos agrícolas administrados pela Conab, por meio de vendas diretas e preços compatíveis com os praticados pelos mercados atacadistas.