Amélio Cayres frisa importância da instalação da Unirg em Araguatins

Por Lauane dos Santos
21/03/2023 14h44 - Publicado há 1 ano
O deputado é autor do requerimento protocolado em 2021 solicitando extensão da Universidade.
Amanda Machado / HD

Em atendimento a uma demanda antiga de estudantes da região do Bico do Papagaio, o presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), vem lutando pela implantação de um novo polo da Universidade de Gurupi (Unirg) em Araguatins. Na última sexta-feira, 17, o deputado participou de uma audiência pública realizada no Município, com a participação de autoridades estaduais e municipais.

O deputado é autor do requerimento, protocolado na Presidência da Assembleia Legislativa em abril de 2021, que solicita a articulação do Governo junto à Universidade de Gurupi (Unirg) para a extensão e implantação da Universidade em Araguatins.

O pedido, feito em articulação com o prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia, e com apoio da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, surgiu de uma necessidade de jovens estudantes que poderão ser beneficiados com a instalação desse polo da Universidade, além de alavancar tanto a educação quanto a saúde local.

“Este é um sonho nosso, estamos lutando há um bom tempo por esta causa e esperamos que ainda este ano possamos comemorar a implantação. A extensão da Unirg alavancará a educação em toda a região, à medida que novos profissionais que ali residem sejam graduados e possam contribuir também com os serviços na região”, frisou o presidente da Aleto.

Desde o início do seu mandato, Amélio Cayres é defensor do fomento à educação no Bico do Papagaio, com diversos requerimentos para ampliação das oportunidades de graduação nas universidades, incluindo a autoria do requerimento de implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Augustinópolis, instalado efetivamente em outubro de 2020.