“Esse assunto não ficará sem resposta”, frisa presidente da Aleto em audiência sobre tarifa de água
Com quase quatro horas de debate, a audiência pública sobre a revisão tarifária de água pela concessionária BRK Ambiental finalizou com uma solicitação e encaminhamento do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos).
O chefe do Legislativo, que presidiu o evento, pediu à Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR) que proceda, no prazo máximo de 60 dias, com uma auditoria especializada sobre o valor da tarifa da água e formas de diminuir o alto valor pago pela população.
“Precisamos que a ATR contrate uma auditoria especializada no assunto porque se nós, como parlamentares, não estamos entendendo, imagine o cidadão lá da ponta que vem pagando uma conta com essa tarifa que é mais cara da região norte. Para que a gente possa realmente chegar a um denominador comum, precisamos fazer este estudo para ter elementos suficientes para uma contestação e peço que, em no máximo 60 dias, tivéssemos este relatório das empresas para dar uma satisfação à sociedade, com justificativas. Este estudo precisa ser feito e não vejo como não resolver, o que não acontecerá é ficar sem resposta, tenham certeza disso, vamos chegar a uma resolução”, apontou Amélio.
O mesmo pedido também foi feito pelo governador Wanderlei Barbosa que participou da Audiência requerida pelo deputado Marcus Marcelo. o chefe do Executivo colocou como urgente a determinação de revisão tarifária da concessionária BRK Ambiental, que anteriormente tinha como prazo o ano de 2025.
“Claro que quero discutir essa questão, porque não pretendo conceder mais aumento de tarifas. Acho que é o momento de revisão tarifária, para chegarmos a um valor que se aproxime da tarifa mais barata do Estado da região norte”, disse Wanderlei Barbosa.
A audiência pública contou com a presença da maioria dos parlamentares, bem como representantes da BRK Ambiental, prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias.