PL de Amélio Cayres que cria Escola Indígena em Aldeia de Goiatins é aprovado na Assembleia
O plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou na noite desta terça-feira, 18, em sessão extraordinária, a proposta que cria a Escola Estadual Indígena Itot, na aldeia Capitão do Campo, em Goiatins. A matéria é de autoria do presidente da Aleto, deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos).
A nova escola indígena atende a solicitação dos moradores da aldeia Capitão do Campo, para possibilitar o acesso ao ensino tradicional da educação básica e da língua indígena e quilombola para crianças e adolescentes. Sem essa unidade de ensino, os estudantes teriam que se deslocar para outra aldeia.
“A comunidade já conta com o ensino ofertado pelos professores dentro da Aldeia, levando educação para 119 estudantes, em quatro salas de aulas, além da secretaria e cantina. A nossa intenção com este Projeto é criar, de fato, a Escola, facilitando o acesso das crianças e adolescentes dali”, explicou Amélio Cayres.
De acordo com a proposta, a Escola Indígena Itot vai ofertar ensino para mais de 100 alunos e promover o fortalecimento da cultura Krahô.
(*Edição: Lauane dos Santos/Ascom A.C.)