Com emenda do deputado Amélio Cayres, Casa de Apoio de Augustinópolis recebe pessoas do TO, MA e PA

Por Lauane Santos / ASCOM A.C.
19/07/2024 12h54 - Publicado há 1 mês
Dep. Amélio Cayres e Gov. Wanderlei Barbosa na inauguração da Casa de Apoio em Augustinópolis.
Antônio Gonçalves/Secom-TO / HD

Inaugurada há menos de três meses, a Casa de Apoio Amor em Ação, destinada aos acompanhantes de pacientes internados no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), já vem fazendo a diferença na cidade. No mês de junho, a coordenação do local recebeu mais de 25 acompanhantes, auxiliando no acolhimento das famílias em um momento de dificuldade, além de prestar serviços assistenciais.

A criação do espaço conta com emenda parlamentar do deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) para manutenção da Casa. Ao todo, o parlamentar destinou R$ 120 mil para o ano, sendo uma ação que contribui para o suporte a quem vem de outra cidade e não tem recursos ou onde se hospedar durante a internação de um familiar.

“Nós que moramos aqui há mais de 40 anos e conhecemos a realidade daquele hospital, sabemos que o intuito é servir. A gente morava ali próximo e minha mãe costumava fazer uma garrafa com chá e bolo e levar para as pessoas internadas ou que estavam acompanhando e ficavam na porta do hospital sem ter o que comer direito ou onde ficar. Por isso, acreditamos nesse projeto e alocamos emenda para colaborar com a Casa”, disse Amélio, durante a inauguração da Casa, com a presença do governador Wanderlei Barbosa.

Vinda de Tocantinópolis, a acompanhante Priscila Pereira Sousa, de 32 anos, foi atendida pela Casa de Apoio e expressou a alegria pelo acolhimento. “Só tenho que agradecer os fundadores, porque a gente já vem de outra cidade, a gente não tem ninguém conhecido aqui, a gente já vem frágil, né? Chega aqui é muito bom a gente contar com alguém que trata a gente bem, um lugar onde acolher a gente, onde a gente possa descansar nesse momento que a gente passa difícil, né? Dá até mais uma animada na gente, a gente chega, descansa bem, a gente vai, como a gente visita familiares da gente, a gente chega mais cansado, mais frágil, mais abatido. E a gente poder contar com um lugar onde trata a gente bem, recebe a gente bem, a gente é bem acolhido. Então é muito importante, né? Isso faz até porque a gente se sinta melhor”, declarou.

A administração da Casa de Apoio é realizada pelo Rotary Club, contando com ambiente acolhedor e humanizado, conforme explica a presidente da Rotary Augustinópolis, Vângela Melo. “Nós fazemos o acolhimento destas pessoas que não tem como se manter ou onde ficar, oferecemos os serviços básicos, um local bem estruturado para dormir, comer e conseguir ter esse suporte durante a internação de seus familiares”, completou.

Para buscar os serviços da Casa de Apoio, os acompanhantes hospitalares devem procurar a Assistência Social do Hospital Regional durante a internação do paciente. A Casa conta com quartos climatizados femininos e masculinos, internet wi-fi, cozinha, garagem, sala de estar com televisão e área de serviço.

No último mês, a Casa recebeu pessoas de Aguiarnópolis; São Bento; Palmeiras; Luzinópolis; Araguaína; Cidelândia (MA); Carmolândia; São Miguel; Araguatins; Tocantinópolis; Parauapebas (PA) e Vila Santana.