Presidente da Aleto destaca empenho do Legislativo pela primeira infância durante evento do TCE-TO

Por Lauane dos Santos
16/08/2024 13h47 - Publicado há 4 meses
Evento teve como foco discutir os reflexos da PEC da Primeira Infância no Tocantins
Evento teve como foco discutir os reflexos da PEC da Primeira Infância no Tocantins
Amanda Germiniani / HD

“O que se vive na primeira infância afeta a vida toda”. É com este entendimento que o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO) deu início ao Seminário Reflexos da PEC da Primeira Infância no Enfrentamento ao Trabalho Infantil, nesta sexta-feira, 16. O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), que falou sobre o empenho e compromisso do Legislativo com a aprovação da Proposta de Emenda e demais projetos para a Primeira Infância. 

“A PEC que hoje se discute aqui foi uma das propostas de emenda à Constituição mais importantes que a Casa de Leis aprovou e tive grande prazer em poder fazer parte deste momento. Sabemos que precisamos cuidar das nossas crianças até que se tornem adultos saudáveis e preparados e justamente por isso que acompanhamos e nos comprometemos com este programa do TCE desde 2023 que vem dando grandes resultados nos municípios”, destacou Amélio Cayres.

O presidente do TCE-TO, conselheiro André Luiz de Matos, reafirmou a parceria com o Poder Legislativo para o fomento à política pública da primeira infância. “O presidente Amélio é um parceiro firme e somos órgão auxiliar do Poder Legislativo, então a Assembleia tem caminhado conosco com empenho. A primeira infância é uma preocupação elementar porque um país se constrói pela base que são as crianças. É uma política multidisciplinar e complexa e os tribunais de contas do Brasil que acompanham a execução orçamentária e financeira e conhecem as políticas públicas devem participar ativamente delas”, explicou. 

Quando o Pacto Tocantinense pela Primeira Infância foi lançado pelo Tribunal de Contas em 2023, 68 municípios começaram a criar e aderir a programas destinados à primeira infância, incluindo previsão orçamentária. Já em 2024, segundo o presidente do TCE-TO, o número de municípios alocando recursos específicos para a área subiu para 94. 

Com isso, o governador Wanderlei Barbosa parabenizou a iniciativa e ressaltou a harmonia entre os Poderes e órgãos de controle. “O presidente André tem feito um protagonismo muito grande deste tema, mas fazemos um governo de convergência e diálogo. E sobre essa política da primeira infância temos acompanhado muitas ações em harmonia com os Poderes e com o TCE, desde mudanças na legislação, projetos, crescimento de 120% de investimentos para a primeira infância nos municípios e isso nos deixa satisfeitos e sempre querendo melhorar mais”, destacou. 

O Encontro contou com a mesa redonda “Panorama do Trabalho Infantil no Tocantins e no Brasil”, com a participação das ministras do Tribunal Superior do Trabalho, Liana Chaib e Morgana de Almeida Richa, e mediação do procurador do Estado, atuando na sub-procuradoria em Brasília, Elfas Elvas. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS