Amélio Cayres reconhece atuação do presidente da OAB/TO com Tìtulo de Cidadão Tocantinense

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), juntamente com os deputados Luciano Oliveira (PSD) e Eduardo Mantoan (PSDB), entregou nesta quinta-feira, 20, o Título de Cidadão Tocantinense ao presidente da Ordem dos Advogados no Brasil - Seccional Tocantins (OAB/TO), Gedeon Pitaluga. A honraria demonstra o reconhecimento do Poder Legislativo quanto a atuação de personalidades que inspiram mudanças positivas na sociedade, desenvolvidas pelo bem comum do povo do Tocantins.
“Esta não é uma iniciativa minha como parlamentar, mas uma ação de reconhecimento dos 24 deputados desta Casa, assim como dos nossos diretores, pelo mérito do presidente da OAB na sua gestão, trabalhando em defesa dos 14 mil advogados que trabalham dia e noite por quem precisa desta assistência jurídica”, afirmou Amélio Cayres.
O chefe do Legislativo evidenciou, ainda, disposição em dialogar sobre as demandas da advocacia. “Esta Assembleia está de portas abertas para as discussões necessárias e de interesse da classe, pois é em benefício da população que todos os Poderes e Instituições precisam estar alinhadas, para dar a segurança necessária aos tocantinenses, cumprindo nosso dever de atuar de forma independente, mas também trabalhando juntos pelo melhor para o Estado”, frisou Cayres.
Acompanhado dos dirigentes da OAB/TO, Gedeon Pitaluga disse se sentir honrado com o reconhecimento do trabalho da Instituição. “Estamos sendo agraciados com esta honraria e não é um reconhecimento somente a mim, tenho certeza, mas a iniciativa do presidente Amélio é motivada pelo trabalho de toda a advocacia tocantinense, o que nos honra muito. A Ordem assume esse papel de atuar pela nossa advocacia com muito esmero e hoje estamos aqui não por mérito meu, mas por todos os advogados deste Estado que me deram a oportunidade de representá-los. Agradeço pelo reconhecimento à nossa Instituição”, concluiu.
Honraria à Beto Simonetti
Também com projeto de Lei proposto pelo presidente Amélio Cayres, em nome de todos os parlamentares, o presidente nacional da OAB, José Alberto Simonetti também receberá o Título de Cidadão Tocantinense, na noite desta quinta-feira, 20, durante a recondução de Gedeon Pitaluga à Seccional Tocantins. A posse dos dirigentes ocorrerá a partir das 19 horas, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues (Parque do Povo), em Palmas.
Devido a agenda de viagem do presidente da Casa, o deputado Eduardo Mantoan, também advogado credenciado, entregará o Título ao homenageado, em prol dos serviços prestados pelo país.
Perfis
Gedeon Batista Pitaluga Junior exerce a advocacia há mais de 20 anos no Tocantins, com atuação voltada para uma advocacia atuante e diligente, nas funções de diretor, conselheiro e/ou presidente de associações de suma importância para luta dos os direitos dos advogados. Dentro da OAB/TO, Gedeon iniciou sua carreira como Conselheiro Federal, momento em que se tornou peça importante para a reforma política do Conselho Federal da OAB. Com esta atuação ativa, exerce o papel de presidente da seccional da OAB/TO desde 2019.
José Alberto Simonetti tem uma carreira de mais de 20 anos como advogado, desempenhando funções relevantes dentro do sistema OAB, como diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e secretário-geral do Conselho Federal. Simonetti também atuou, dentro da OAB nacional, pela aprovação do projeto que se tornaria a Lei de Abuso de Autoridade. Em 2022, assumiu a presidência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, sendo considerado um dos presidentes mais jovens da Ordem em mais de 90 anos da Entidade.