Presidente da Aleto prestigia lançamento da construção da nova sede do Sistema Faet/Senar em Palmas

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), prestigiou, nesta segunda-feira, 31, a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da nova sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Sistema Faet/Senar). A solenidade de lançamento da pedra fundamental, ocorreu no local onde será erguida a nova estrutura, na Quadra ARSE 14 (110 Sul), Avenida NS-10, em Palmas.
Durante a cerimônia, o deputado destacou a contribuição do setor agropecuário para os avanços econômicos do estado e a importância da capacitação dos produtores rurais. “O Sistema já faz um trabalho incrível dando suporte e instruindo os produtores e trabalhadores rurais. Tenho certeza que essa nova sede será a casa desses homens e mulheres do campo, alavancando ainda mais a economia tocantinense”, pontuou Amélio.
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), reforçou a importância da obra e os benefícios que ela trará para o Tocantins. “Essa obra vai melhorar e fortalecer o crescimento da nossa economia. Nós reduzimos o índice de desemprego e crescemos a economia do estado porque temos um agro forte. Temos um estado no centro do Brasil e devemos sempre estar orgulhosos das boas notícias, dos bons indicadores e daquilo que o Tocantins mostra para o Brasil”, frisou o governador.
Sobre a nova sede
Localizado na Quadra ARSE 14, o terreno possui 5.143 m². O projeto contempla uma área construída de 4.941,37 m², que contará com um auditório, salas técnicas e de treinamento, espaço para eventos e amplos estacionamentos. O novo espaço permitirá aprimorar as atividades de assistência técnica e ações educacionais, além de proporcionar um ambiente mais confortável para atender aos produtores e profissionais do setor.
O Senar
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar) é uma instituição criada pela Lei nº 8.315, de 23/12/91 e é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e administrada por um Conselho Administrativo Tripartite. É integrante do Sistema “S”, onde estão também o SENAI, o SENAC e o SEBRAE, dentre outros.
A Faet
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins – FAET tem seu conselho de representantes formado pelos sindicatos rurais do estado do Tocantins, legalmente registrados no Ministério do Trabalho e Emprego. A entidade baseia suas ações no estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica rural em todo o Estado do Tocantins, inspirando-se na solidariedade social, na livre iniciativa, no direito de propriedade, na economia de mercado, nos interesses do País, sem fins lucrativos por tempo indeterminado de duração.