Claudia Lelis é eleita presidente do Fórum de Turismo da União de Parlamentares Sul Americanos

Por Fátima Miranda
08/12/2022 10h34 - Publicado há 1 ano
divulgação / HD

A eleição aconteceu durante a Assembleia Geral da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM) - entidade que congrega e representa os parlamentares regionais da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela – nos dias 21 e 22 de novembro, na cidade de Buenos Aires, Argentina.

A deputada estadual Claudia Lelis (PV) foi eleita para o cargo de Presidente do Fórum de Turismo da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul em Assembleia Geral da UPM.  A indicação do nome da deputada Tocantinense atendeu uma indicação do deputado Kennedy Nunes-SC.

A deputada Claudia fez questão de comemorar a eleição e reforçar a importância para ao Tocantins e para o parlamento estadual ter um cargo de destaque na UPM. “ Quero colaborar, contribuir e fomentar as ações de turismo, principalmente promovendo a troca de experiências entre os Estados e países que compõem a UPM”, afirmou Claudia.

A parlamentar também destacou que o turismo tocantinense ganha muito, “ sou grande defensora e apoiadora do desenvolvimento turístico do Tocantins, e tenho certeza que iremos fazer um trabalho conjunto e integrado, principalmente, buscando divulgar todo nosso potencial para América Latina e países do Mercosul”, reforçou Lelis.

O cargo de presidente era ocupado pela deputada do Rio Grande do Sul, estadual Franciane Bayer (Republicanos). O mandato da deputada Claudia tem validade até maio de 2023.

O que é UPM

A União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul é a entidade que  congrega e representa os parlamentares regionais da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela, se manifesta através de seus blocos nacionais e contempla a participação de prefeitos e vereadores, no caso do Brasil, através da sua Comissão de Relacionamento com Autoridades Locais.

Através de Fóruns permanentes e de Comissões Temáticas, desenvolve intenso trabalho nas áreas de integração, educação, meio ambiente, cultura, saúde pública, entre outros. Se faz presente, desde 2007, nas Sessões do Parlamento do Mercosul-PARLASUL, na busca de espaços para os parlamentares regionais