Claudia Lelis requer estudos para incentivar uso dos carros elétricos e híbridos no Tocantins

Por Fátima Miranda
17/05/2023 11h26 - Publicado há 1 ano
carros elétricos
carros elétricos
Lourenço Bonifácio / HD

A proposta da deputada Claudia Lelis (PV) requer que o Governo do Estado inicie estudos para a redução do IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, para quem utiliza exclusivamente carros movidos a propulsão eletrônica e hídricos. O requerimento apresentado em regime de urgência, pede que o Governo inicie os estudos com o objetivo de incentivar o uso dos carros movidos à propulsão elétrica e hídricos e com isso incentivar a redução de impostos para os proprietários.

“Incentivar a aquisição de carros elétricos e híbridos, significa contribuir para a redução dos impactos causados pela difusão dos poluentes produzidos pelos motores que utilizam combustíveis fósseis, vez que são considerados bem menos poluentes em comparação aos convencionais. Diversos países têm aplicado medidas para incentivar o seu uso e acredito que o Tocantins precisa se adequar a essa nova realidade ambiental”, defendeu Claudia Lelis.

Realidade no Brasil

As vendas dos carros elétricos e híbridos já são uma realidade no Brasil, é o que aponta os dados da Fenabrave. Em 2022, foram vendidos 57.283 veículos eletrificados (elétricos e híbridos), um aumento de 55,4% em relação ao ano de 2021. Estes funcionam através de baterias, que podem ser recarregadas em postos de abastecimentos ou mesmo na residência do proprietário (quando adaptadas para tal). No caso dos híbridos, existe a possibilidade de alternar com o motor de combustão, o que aumenta a autonomia.

Lei sem outros Estados

No Brasil, o Distrito Federal e os Estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul já concedem isenção do IPVA.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS