Deputada Claudia Lelis defende parceria e recursos para combate às queimadas

Por Fátima Miranda
24/05/2023 15h44 - Publicado há 11 meses
queimadas monitoradas
queimadas monitoradas
Divulgação / HD

A deputada estadual Claudia Lelis (PV) participou nesta terça-feira, 23, do lançamento do projeto Foco no Fogo para 2023, na ala norte do Palácio Araguaia. Ao lado do governador Wanderley Barbosa e do secretário de meio ambiente e recursos hídricos, Marcelo Lelis, a deputada reforçou seu apoio às ações de combate e prevenção às queimadas no Tocantins.


Claudia parabenizou o Governo pela iniciativa e pelo projeto e afirmou que "somente com prevenção e conscientização iremos conseguir reduzir os focos de queimadas no Tocantins. Eu sempre digo e defendo que não podemos deixar o problema acontecer, não adianta esperar o fogo começar para iniciar campanhas de prevenção e contratar brigadistas. Temos que fazer um trabalho de antecipação para quando chegar o momento crítico, que é julho, agosto e setembro, no qual a chuva realmente acabou, a gente tenha um trabalho para combater os incêndios em grande proporção, para que não tenhamos tantas queimadas registradas”, reforçou Lelis.

Emenda e projetos
A deputada vem defendendo e cobrando na Assembleia, mais campanhas de conscientização e recursos para o combate às queimadas. A parlamentar destinou emenda parlamentar para ajudar a brigada feminina indígena, em Tocantínea, visando combater o fogo na reserva. Também apresentou requerimento para instalação de uma unidade do corpo de bombeiros, em Taquaruçu, para ajudar no combate às queimadas.

Claudia aproveitou o evento e solicitou ao governador a instalação da Unidade do Corpo de Bombeiros até julho em Taquaruçu. “Peço um olhar cuidadoso do Governo para que essa unidade seja instalada em julho, que é quando os focos de incêndios, começam a ficar maiores. Pelo menos, nos meses mais críticos, Taquaruçu precisa ter uma brigada à sua disposição”, defendeu Lelis.

Drones de monitoramento

A deputada também lembrou ao Governo a aquisição de drones para monitoramento e prevenção dos focos de queimadas. “Temos que usar a tecnologia a nosso favor. Com esse equipamento, é possível identificar focos sem precisar deslocar equipes, otimizando o trabalho dos brigadistas e bombeiros”, afirmou Lelis.

Foco no Fogo
Instituído este ano, o projeto Foco no Fogo é uma ação que já era realizada no estado chamada de Dia D de Combate às Queimadas. Realizado pela Semarh, com adesão de 32 instituições que compõem o Comitê do Fogo, o projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares e incêndios florestais tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população. 

Em 2020 e 2022, 8 mil e 300 propriedades rurais foram visitadas, em 53 municípios, alcançando aproximadamente 26 mil pessoas, o que contribuiu para redução de 34% de áreas queimadas em todo o estado. Assim, o Tocantins saltou da 4ª posição em 2019, no Ranking Parcial de Queimadas, para a 6ª posição, em 2022, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A equipe do Foco no Fogo conta com a parceria de outros órgãos que, em conjunção de esforços, atuam com o projeto, sendo eles o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), a Defesa Civil do Tocantins, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama Prevfogo), o Naturatins, Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), Exército Brasileiro e a Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S.A.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS