Projeto de Lei da deputada Claudia Lelis propõe criação do Festival do Peixe na cidade de Almas

Por Fátima Miranda
19/06/2023 15h22 - Publicado há 1 ano
Projeto em Almas
Divulgação / HD

Em busca de fortalecer o turismo na região sudeste, a deputada estadual Claudia Lelis (PV) apresentou projeto de lei que requer parceria do Governo do Estado através da Secretaria do Turismo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para criação do Festival do Peixe na cidade de Almas, na região sudeste, anualmente.

Para a parlamentar, a cidade de Almas apresenta grande potencial na produção de peixes, especialmente por meio da piscicultura. “ A produção local ainda é pouco divulgada e valorizada, o que prejudica o desenvolvimento da cadeia produtiva da pesca e da piscicultura na região. Por isso, precisamos incentivar e promover a divulgação e o consumo de peixes produzidos localmente, estimulando o desenvolvimento econômico e social da região, além de oferecer capacitação para os pequenos produtores e empreendedores locais”, afirmou Claudia.

O evento também busca incentivar a produção de peixes pela piscicultura, oferecendo uma oportunidade para que os produtores locais possam expor e vender seus produtos, além de receberem capacitação para aprimorar suas técnicas de produção e gestão de negócios.

Festival

O Festival do Peixe tem como objetivo promover a divulgação e o consumo de peixes produzidos pela piscicultura local, bem como estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva da pesca e da piscicultura na região, em parceria com o Sebrae. A ideia é a realização de um festival da pesca, com a exposição e venda de variadas espécies de peixes frescos e processados, tais como filé, costelinhas, postas, entre outros. As atividades serão realizadas em parceria com o Sebrae, que disponibilizará profissionais capacitados para ministrar as capacitações e contará com a participação dos projetos Tamborá e Piracema em Almas.

No projeto também está prevista a realização de um concurso gastronômico com a participação de restaurantes locais que apresentarão pratos elaborados com peixes produzidos na região, e serão avaliados por um júri técnico composto por profissionais da área de gastronomia e nutrição.

Prefeituras

O Festival do Peixe em parceria com o Sebrae será organizado pela Prefeitura Municipal de Almas, em parceria com os produtores locais, restaurantes, associações e demais entidades interessadas, em conjunto com o Sebrae.